23 de Setembro há FOrA – Festival da Oralidade do Algarve

O FOrA – Festival da Oralidade do Algarve regressa na próxima sexta-feira à noite para uma sessão dedicada ao Património Cultural Imaterial da Mexilhoeira Grande. O Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense (CIRM) acolhe esta iniciativa dedicada exclusivamente aos saberes e dizeres das gentes da freguesia do concelho de Portimão que melhor guarda na sua memória e no seu quotidiano uma relação mais próxima com a terra e os seus frutos.
Marque na sua agenda: sexta-feira, às 21.30, há 30 minutos de património oral da Mexilhoeira Grande – ouça as Vozes da Terra, as suas histórias, versos, rezas e benzeduras. Depois, está autorizado a bater o pé ao som dos Amigos da Figueira. A música vai abrir o apetite para o que se segue: vamos falar sobre a intervenção da sociedade civil na preservação do património local. Representantes de associações e organizações da Mexilhoeira Grande irão partilhar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em prol da salvaguarda da cultura imaterial da região e do envolvimento da comunidade nessa missão. Mas a noite não acaba aqui. Ninguém sairá do CIRM sem levar na algibeira uma mão cheia de gargalhadas. O humor irreverente da carismática D. Alzira promete fazer rir o mais sisudo e corar o mais gabarola.
A edição deste ano do FOrA conta com a parceria do Museu Municipal de Portimão e será sucedida, no sábado, pela iniciativa A Nossa Cultura Sai À Rua, a decorrer a partir das 14.00 no adro e nas ruas da Mexilhoeira Grande com artes e sabores, saberes e vivências, património e história e, como não podia deixar de ser, muita música e animação.
Não perca! Este fim-de-semana todos os caminhos vão dar à Mexilhoeira Grande.

 

cartaz-fora-2016-pagina001

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *