A Rota do Petisco volta às Terras do Arade em Setembro

Depois de visitar as Terras do Infante e de uma temporada por Terras da Ria, a Rota do Petisco regressa às suas origens a 8 de Setembro. Até 15 de Outubro, Portimão, Lagoa, Silves e Monchique acolhem mais uma edição deste evento que há sete anos anima o paladar das gentes do Algarve, e não só. Este ano, serão mais de 160 os restaurantes e pastelarias que brindarão os petiscadores com menus especiais a preços irresistíveis – 3€ o Menu Petisco (Petisco + bebida) e 2 € o Menu Doce (Doce + bebida) – mediante a apresentação do Passaporte da Rota, verdadeiro guia de bolso para esta odisseia gastronómica. Este poderá ser adquirido nos estabelecimentos participantes e nos Postos de Informação do evento.

A Rota do Petisco – Terras do Arade apresenta várias modalidades que a tornam única. Os mais jovens são convidados a entrar na festa, com menus especialmente pensados no gosto exigente dos petiscadores de palmo e meio – é a Rota dos Pequeninos. Por sua vez, a Rota do Mundo convida a uma viagem pelos sabores da gastronomia internacional. A cozinha de autor também marca presença naquela que é a grande novidade da edição deste ano, a Rota dos Chefs. Sete chefs foram convidados a apresentar as suas criações inspiradas nas tradições e produtos da terra. A produção local também protagoniza outra novidade: a iniciativa Carimbo Verde. A Rota do Petisco não deixa passar em branco o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento e pinta-o de verde, dando destaque aos estabelecimentos que apresentam menus confeccionados com produtos locais e, assim, com menor impacto ambiental.

Mas nem só de petiscos vive o petiscador. A Rota do Mercado convida-o a visitar o Mercado Municipal de Portimão e a adquirir os produtos mais frescos e deliciosos a preços mais do que convidativos. Uma ida às compras sem gastar muito também é a proposta da Rota do Comércio. O comércio local abre as portas aos petiscadores e, mediante a apresentação do Passaporte, oferece descontos únicos em mercadorias seleccionadas. No Passaporte da Rota poderá ficar a conhecer quais os estabelecimentos e comerciantes aderentes.

A Rota do Petisco – Terras do Arade é uma iniciativa da Associação Teia D’Impulsos com o patrocínio oficial da Cerveja Sagres e o apoio e parceria de várias entidades públicas e privadas. Mais informações em rotadopetisco.com.

Questionário aos petiscadores das Terras da Ria

E assim terminou a Rota do Petisco, Terras da Ria 2017.
Agora é tempo de olhar para trás e analisar o que de bom e de mau marcou esta iniciativa. Para tal, solicitamos mais uma vez a vossa colaboração ao responder a este pequeno questionário

https://goo.gl/forms/xZrvefCkDuCHFlAe2.

Aproveitamos para relembrar que as inscrições para a Rota do Petisco, Terras do Arade, terminam dia 22 deste mês e que a Rota do Petisco volta ao Barlavento dia 8 de Setembro, com muitas novidades. Preparem-se!!!

,

Em Faro e Olhão, a Rota do Petisco é já um sucesso

As Terras da Ria entraram na Rota do Petisco com o pé direito. Nas primeiras duas semanas de Rota foram servidas mais de 5000 rotas nos 34 estabelecimentos aderentes em Faro e Olhão. Uma estreia de sucesso nesta maratona gastronómica.

Mas ainda há muito por petiscar. Até 9 de Julho, os mais irresistíveis manjares das Terras da Ria estão ao seu dispor e uma coisa é garantida: bons e deliciosos momentos para mais tarde recordar. Nas semanas que faltam, a Rota das Terras da Ria vai encher-se de música. Já na próxima quarta-feira, dia 28 de Junho, o grupo Fados de Coimbra trazem ao sul as vozes da cidade dos estudantes. E a dose repete-se a 6 de Julho. Na última sexta-feira de Rota, dia 7 de Julho, os Trovas Campestres vão fazer com que o petisco fique ainda mais apetecível ao som música tradicional portuguesa.

O guia para esta odisseia pelos sabores do Sotavento Algarvio é o Passaporte da Rota, o qual pode ser adquirido em qualquer um dos estabelecimentos aderentes ou nos Postos de Informação da Rota. Além de todas as informações sobre os restaurantes e pastelarias de Faro e Olhão que participam da iniciativa e os respectivos menus, o Passaporte também oferece inúmeras vantagens aos petiscadores. Por cada petisco consumido, um carimbo. Ao coleccionar 12 carimbos diferentes e ao validar o Passaporte num dos Postos de Informação da Rota, o petiscador recebe um brinde, entre bilhetes para o Museu Regional do Algarve ou o Museu Municipal de Faro, cursos de canoagem, vela ou windsurf no Centro Náutico da Praia de Faro, ou vouchers para o Festival do Marisco de Olhão. Além disso, fica automaticamente habilitado a um dos prémios da Rota, os quais serão sorteados no final da temporada da Rota do Petisco (Outubro): visitas a adegas com provas de vinho, experiências de balão de ar quente ou de vela, passeios de barco, tratamentos de estética, estadias em hóteis, e muito mais.

Como ficar de fora da Rota? Se está em Faro ou Olhão, não deixe escapar esta oportunidade de descobrir ou redescobrir lugares e sabores mesmo ao pé de casa. Se é de fora, eis 34 boas razões para visitar estas duas cidades que partilham a paisagem única da Ria Formosa ao mesmo tempo que faz o gosto ao paladar. A Rota do Petisco é uma iniciativa da Associação Teia D'Impulsos e com o patrocínio oficial da Sagres. A edição Terras da Ria conta igualmente com o apoio dos municípios de Faro e Olhão.

Se quiser saber mais, consulte o website da Rota do Petisco ou envie-nos as suas dúvidas através do email rotadopetisco@gmail.com.

Portimão, 26 de Junho de 2017

Questionário Terras do Infante

A Rota do Petisco, Terras do Infante 2017, chegou ao seu final. Agora é tempo de olhar para trás e analisar o que de bom e de mau marcou esta iniciativa. Solicitamos mais uma vez o seu fundamental contributo neste balanço ao responder a este pequeno questionário que será uma ferramenta útil para o planeamento de futuras edições deste projecto.

Este Questionário é de natureza confidencial e anónima.

Para aceder ao mesmo carregue na imagem abaixo.

,

Lota Cool Market

 

O evento em 2017

 

“A Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva (TDI), em parceria com a Designer Diana Condesso, pretende organizar nos dias 14 a 16 de Julho de 2017 a 4ª edição do Lota Cool Market.

Este evento terá lugar mais uma vez no edifício da Antiga Lota de Portimão e zona envolvente nos mesmos moldes em que funcionou com bastante sucesso nas edições anteriores. As novidades deste ano passam pela duração do mesmo que decorrerá em três dias para colmatar os desejos de participantes e visitantes que o têm vindo a sugerir, e pela data escolhida para a certeza de condições meteorológicas favoráveis ao sucesso do evento.

Tal como anteriormente, esta iniciativa dirige-se aos criadores com pequenas marcas e microempresas com produtos originais, feitos à mão ou em pequenas unidades semi-industriais e tem como objetivo reunir uma seleção desses produtos, muitas vezes vendidos apenas online ou noutros mercados do país, repetindo desta forma mais um mercado de referência no sul, que divulga e trás para a rua e para junto do público algarvio projetos criativos e inovadores do nosso país.

O evento deste ano pretende alargar a dimensão da vertente Street-Food enriquecendo-o e tornando-o mais atrativo para quem o visita.

A temática desta 4ª Edição é “Free Spirit”  que remete para o romantismo dos estilos de vida únicos, selvagens, livres e gipsy. Remete também para o ambiente do deserto, visto esta ser uma edição a decorrer no calor do Verão. Tal como todos os anos, pretende-se assim que o tema sirva de inspiração e fio condutor para a apresentação dos expositores de cada participante.”

Visite o nosso facebook aqui!!

Inscrições nas Terras do Arade até 22 de Julho

Lagos, Aljezur, Vila do Bispo, Olhão e Faro já petiscam. Agora é o momento de começar a pensar nas próximas paragens. Em Setembro, as Terras do Arade irão acolher esta odisseia gastronómica que encherá de sabor e animação os concelhos de Portimão, Lagoa, Monchique e Silves.

Com início a 9 de Setembro e prolongando-se até 15 de Outubro, a Rota do Petisco Terras do Arade acaba de abrir as inscrições para todos os restaurantes e pastelarias interessados em participar desta iniciativa. A inscrição deverá ser feita através do preenchimento do formulário que se encontra disponível aqui.

A Rota do Petisco Terras do Arade será para todos os gostos. Além dos tradicionais menus Petisco e Doce Regional, baseados nos produtos e/ou modos de confecção tradicionais portugueses, os estabelecimentos que servem essencialmente cozinha internacional terão igualmente a oportunidade de participar através da modalidade Rota do Mundo. Esta edição traz ainda uma novidade. Apostando numa oferta mais diferenciada, a Rota dos Chefs lança o desafio aos “mestres da cozinha” de entrarem nesta iniciativa com um petisco de autor baseado em produtos regionais.

Mas a Rota do Petisco Terras do Arade irá bem além da oferta gastronómica. Através da Rota do Comércio, os estabelecimentos comerciais são convidados a entrar neste evento, apresentando descontos em produtos seleccionados aos portadores do Passaporte da Rota. E depois do sucesso do ano passado, também estará de regresso a Rota do Mercado, chamando para a festa os comerciantes dos mercados municipais que têm aqui uma oportunidade única de divulgarem a qualidade dos seus produtos. As inscrições para a Rota do Comércio e para a Rota do Mercado encontram-se igualmente abertas no mesmo formato das outras modalidades da Rota do Petisco.

Recordamos que a Rota do Petisco, cujo impacto à escala regional tem vindo a ser comprovado ano após ano, é uma excelente montra para os estabelecimentos participantes que encontram aqui uma forma de divulgarem a sua oferta e fidelizarem novos clientes. Estas são mais-valias que ultrapassam largamente o período de funcionamento do evento. As inscrições para a Rota do Petisco Terras do Arade prolongam-se até ao dia 22 de Julho de 2017.

 

INSCRIÇÃO

Já arrancou a Rota em Terras da Ria

É verdade: a Rota do Petisco chegou ao Sotavento algarvio pela primeira vez. Até ao próximo dia 9 de Julho, terá a oportunidade de provar os melhores petiscos de Faro e Olhão entre muita animação e bons momentos partilhados com amigos. O convite é para embarcar nesta viagem gastronómica pelos sabores da Ria, bem representados pelos 34 restaurantes e pastelarias aderentes à Rota do Petisco, divididos por 5 zonas diferenciadas: Faro – Cidade Velha/Zona da Alagoa; Faro – Doca; Faro – Baixa; Praia de Faro/Gambelas; e Olhão.

A receita é a mesma das edições anteriores da Rota do Petisco noutras paragens. Bom preço – 3€ o “Petisco” (petisco + bebida) e 2€ o “Doce Regional” (sobremesa + bebida) –, um Passaporte da Rota repleto de oportunidades e que também é solidário – o valor de 1€ pago na aquisição reverte na íntegra para projectos sociais – e muita animação.

A partir de agora, só precisa de andar sempre com o seu Passaporte no bolso. Nunca se sabe quando lhe poderá apetecer um delicioso petisco.

A Rota do Petisco é uma iniciativa da Associação Teia D’Impulsos e com o patrocínio oficial da Sagres. A edição Terras da Ria conta igualmente com o apoio das Câmaras Municipais de Faro e de Olhão.

,

Continue a petiscar em Terras do Infante até 11 de Junho

Chegados a meio desta Rota, que este ano abraça os concelhos de Lagos, Aljezur e Vila do Bispo, seguimos caminho embalados pelos aromas dos deliciosos petiscos que se fundem no ar com o cheiro a maresia e calor da época. E é nesta onda que os petiscadores têm aproveitado aqueles pequenos grandes momentos de quebra de rotina da sua semana e de divertimento ao fim de semana, perguntado entre si “Vamos à Rota?”.

O feedback que nos tem chegado tem sido bastante positivo, desde os próprios estabelecimentos aderentes que referem a entusiástica adesão do público e claro, dos petiscadores, que salientam a qualidade e variedade dos petiscos que alcançam todos os gostos e todas as idades, desde miúdos e graúdos como com a Rota dos Pequeninos.

Relembramos que existem outras rotas que se cruzam entre sim e que dão prémios e descontos como é o caso da Rota do Comércio, Rota das Imagens e Rota das Ilustrações ou a Rota Solidária que têm como pleno intuito a solidariedade social onde o valor do passaporte reverte única e exclusivamente para a concretização dessa ajuda. Para tornar o percurso ainda mais apetitoso também a Rota da Animação se senta à mesa apresentando um menu que varia entre espetáculos de Fado Vadio, Espetáculos no Centro Cultural de Lagos, Exposições, visitas guiadas a Igrejas, Museus e ainda um Concurso de Fado.

Continuemos então a descoberta do percurso da Rota do Petisco – Terras do Infante – que mais do que saborear petiscos, é também saborear a vida!

,

Em 2017, Faro e Olhão também petiscam

É a grande novidade da Rota do Petisco 2017: o Petisco chegou às Terras da Ria. De 2 de Junho a 9 de Julho, Faro e Olhão acolhem esta iniciativa que já aguçou o paladar a tantos amantes da boa comida no Barlavento.
Depois de Lagos, Aljezur e Vila do Bispo (onde se prolonga até 11 de Junho), a Rota segue para Este com 34 boas razões para percorrer as ruas de Faro e Olhão com o apetite bem desperto e a diversão no horizonte. É este o número de restaurantes e pastelarias que aderiram à primeira edição da Rota Terras da Ria e que já estão a preparar tudo para receber os petiscadores mais exigentes.
O conceito é simples: petisque aqui e acolá por um preço módico. Os estabelecimentos aderentes oferecem uma ementa especial ao preço de 3€ o “Petisco” (petisco + bebida) e 2€ o “Doce Regional” (sobremesa + bebida) a quem apresentar o Passaporte da Rota do Petisco para ser carimbado. O Passaporte tem o preço de 1€ e pode ser adquirido nos estabelecimentos aderentes ou num dos Postos de Informação da Rota do Petisco: Postos de Turismo de Faro e de Olhão, Centro Náutico da Ilha de Faro e Museu Municipal de Olhão. O valor pago na aquisição do Passaporte reverte integralmente para o apoio dos 12 projectos sociais apoiados pela Rota Solidária.
Com o Passaporte da Rota do Petisco dá, mas também recebe. Ao angariar pelo menos 12 carimbos recebe automaticamente um brinde e fica habilitado a um dos Prémios da Rota do Petisco. E há ainda mais ofertas e descontos a descobrir!
Portanto, a questão que se coloca é só uma: vai mesmo ficar em casa no próximo mês? Na verdade, o sofá vai ter de esperar, pois não há como resistir a essa tradição tão portuguesa que é o Petisco. Leve os seus amigos e passe um bom momento entre pratos.
A Rota do Petisco é uma iniciativa da Associação Teia D’Impulsos e com o patrocínio oficial da Sagres. A edição Terras da Ria conta igualmente com o apoio das Câmaras Municipais de Faro e de Olhão.
Se quiser saber mais, consulte o website da Rota do Petisco ou envie-nos as suas dúvidas através do email rotadopetisco@gmail.com.

Portimão, 24 de Maio de 2017
A Direcção da Teia D’Impulsos