Jornadas DE+

A AAPACDM (Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais) encontra-se a organizar a primeira edição das JORNADAS DE+, que irá ter lugar nos dias 18 e 19 de Novembro no Campus da Penha, Auditório 1.5 da Universidade do Algarve.

As JORNADAS DE+ surgem no âmbito do projeto DE+ Co-financiado pelo Programa de Financiamento a Projectos pelo INR, I.P. (Instituto Nacional da Reabilitação) que visa a promoção da Inclusão Social e a educação para a cidadania.

As Jornadas DE+ visam criar um espaço de discussão e informação, promovendo a avaliação do presente e a projecção do futuro da Pessoa com Deficiência em Portugal subordinada ao tema: “Rumo ao Futuro com Inovação, Empregabilidade, Desporto, Saúde e Bem-estar”.

De inscrição gratuita, mas obrigatória, o evento destina-se a toda a comunidade académica, psicólogos e investigadores da área e público em geral: https://forms.gle/pZTEDdhtbLzGx8qN9

 

A sessão de abertura contará com a presença do Presidente do Instituto Nacional de Reabilitação (INR) Humberto Santos. Contamos com o contributo de 3 Municípios, FaroLoulé e São Brás de Alportel, da Região de Turismo do Algarve, do Instituto da Segurança Social, Instituto de Emprego e Formação Profissional, ARS (Administração Regional de Saúde do Algarve) IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude) atletas treinadores,  famílias e muito mais, para uma reflexão conjunta e concertada sobre o futuro da Pessoa com Deficiência em Portugal.

 

Com Mais Futuro Melhor Futuro!

Mais informações:

https://www.facebook.com/aapacdm.faro/

https://www.aapacdm.com/

 

Faro, 28 de Outubro de 2019

 

,

Saber + Para Viver Melhor | Envelhecimento Activo e Qualidade de Vida

Envelhecimento Activo e Qualidade de Vida

 

A Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e integrado no Programa da Cidade Europeia do Desporto, encontra-se a desenvolver o projeto Saber + para Viver Melhor, que consiste num conjunto de sessões de formação dirigidas à comunidade, que foi concebido com os objectivos de educação da população para a saúde, promoção de estilos de vida saudáveis e promoção da literacia em saúde na comunidade.

A oitava e penúltima edição do Saber + para Viver Melhor irá decorrer no próximo dia 31 de Outubro, a partir das 18h30, na Casa Manuel Teixeira Gomes em Portimão. O tema escolhido para esta edição é um verdadeiro desafio para a sociedade da actualidade – “Envelhecimento Activo e Qualidade de Vida”, uma vez que vivemos um período de crescimento da esperança média de vida, o que nem sempre se alia a um aumento dos anos de vida com qualidade. A Organização Mundial da Saúde define Envelhecimento Activo como o processo de optimização das oportunidades para a saúde, participação e segurança, para melhorar a qualidade de vida das pessoas que envelhecem. Este conceito implica uma actuação multidisciplinar com o grande intuito de promover uma melhor qualidade de vida da população de 65 e mais anos e das suas famílias.

Para nos falar de “Envelhecimento Activo e Qualidade de Vida”, vamos contar com um painel de 2 convidados que abordarão os temas: “Como Envelhecer de forma Ativa e com Qualidade de Vida?”, por Giovanni Cerullo (Especialista de Medicina Interna do Centro Hospitalar Universitário do Algarve com área de interesse na Geriatria) e “A importância da Atividade Física no Envelhecimento com Qualidade de Vida” por Carla Pires (Diretora da Licenciatura em Educação Física e Desporto, Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes). A moderação da sessão estará ao cargo de Nuno Bernardino Vieira.

A participação nas sessões do Saber + para Viver Melhor é de entrada livre e sem necessidade de inscrição prévia. Os participantes terão ainda oportunidade de colocar questões e dúvidas aos especialistas que compõem o painel de convidados.

Mais informações acerca desta e doutras iniciativas da Associação Teia D’Impulsos em www.teiadimpulsos.pt e na página de facebook da Teia D’Impulsos.

 

Portimão, 28 de Outubro de 2019

A Direção da Teia D’Impulsos

 

, , , ,

Teia D’Ideias “Desporto Adaptado”

O ciclo de tertúlias Teia D’Ideias regressa em Outubro. Já no próximo dia 10 de Outubro às 21h na Casa Manuel Teixeira Gomes em Portimão, terá lugar mais uma tertúlia Teia D’Ideias subordinada ao tema “Desporto Adaptado”.
O desafio lançado pela CM Portimão, no âmbito de Portimão – Cidade Europeia do Desporto, levou-nos a dinamizar o projeto Desporto e Atividade Física Acessível, permitindo que as pessoas portadoras de deficiência sejam ativas desportivamente, tenham acesso a condições adequadas ao desenvolvimento de um plano regular e continuado de atividade desportiva, no sentido de promover maior e melhor qualidade de vida.

Para isso contaremos no nosso painel de convidados com Clarisse Mendes Terapeuta Ocupacional do CHUA, Prof. Assistente Instituto Politécnico de Beja; Gunilla dos Santos, mãe de um atleta medalhado mundialmente de natação adaptada, Luís Brito treinador de Vela adaptada e Presidente da Teia D’Impulsos e João Arco Técnico de Desporto Adaptado da APPC Faro, Pós-Graduado em Educação Especial.

O Teia D’Ideias é um projecto do Centro Cidadania Activa e Intervenção Cívica (CAIC) da Teia D’Impulsos com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, das Águas do Algarve e da Delta.
Mais informações acerca desta e doutras iniciativas da Associação Teia D’Impulsos
em www.teiadimpulsos.pt e na página de facebook da Teia D’Impulsos.

Portimão, 8 de Outubro de 2019
A Direção da Teia D’Impulsos

 

,

DEMÊNCIA – QUANDO FALHA A MEMÓRIA…

A Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e integrado no Programa da Cidade Europeia do Desporto, encontra-se a desenvolver o projeto Saber + para Viver Melhor. Trata-se dum conjunto de sessões de formação dirigidas à comunidade, concebidas com os seguintes objectivos: educação da população para a saúde; promoção de estilos de vida saudáveis; e, promoção da literacia em saúde na comunidade.

A sexta edição do Saber + para Viver Melhor irá decorrer no próximo dia 26 de Setembro, a partir das 18h30, na Casa Manuel Teixeira Gomes em Portimão. O tema escolhido para a edição de Setembro será Demência, sendo os convidados interpelados para sensibilização do problema para a saúde, que se caracteriza pela deterioração das atividades intelectuais secundárias, a lesão ou disfunção do sistema nervoso do doente.

 

Para nos falar de “Demência – Quando falha a memória…, vamos contar com a participação da Dra. Edite Reis, Gabinete Alzheimer Portimão da Associação Alzheimer Portugal e Directora Técnica da We Care. A moderação da sessão estará ao cargo de Luís Gonçalves.

A participação nas sessões do Saber + para Viver Melhor é de entrada livre e sem necessidade de inscrição prévia. Os participantes terão ainda oportunidade de colocar questões e dúvidas aos especialistas que compõem o painel de convidados.

Mais informações acerca desta e outras iniciativas da Associação Teia D’Impulsos em www.teiadimpulsos.pt e na página de facebook da Teia D’Impulsos.

 

Portimão, 23 de Setembro de 2019

A Direção da Teia D’Impulsos

 

 

, ,

Terminou em Festa mais uma Edição do FICA Verão!


Corações cheios, plenos, com muita alegria, partilhada com família, amigos, parceiros e comunidade!
Todos juntos fazemos acontecer! Cada vez mais e Melhor!
O nosso enorme obrigada á Câmara Municipal PortimãoEscola Nuno MergulhaoIPdJ VILLA PRANA Studio – Portimão, Zoomarine Algarve, PortugalZoo De Lagos, Krazy World Zoo, Associação Equestre de BensafrimJunta De Freguesia De AlvorCâmara Municipal de MonchiqueMiguel AllaradeBombeiros Voluntários De Portimão SeadolphinsAtelier1+1, SandCity Fiesa, Fábio DuarteDança MaisA Cozinha Alvaro Faustino, Ricardo Severino, Joana Cabrita, @marlene Ribeiro, Andreia Estevão. A todos os Voluntários, Monitores,e á nossa Equipa FICA, incansável, dedicada e apaixonada por FICAR aqui! 

 

💟Até Breve!

, ,

Teia D’Ideias “Da Prevenção do Suicídio à Promoção da Saúde Mental”

O ciclo de tertúlias Teia D’Ideias regressa em Setembro. No dia 19 de Setembro às 21h na Casa Manuel Teixeira Gomes em Portimão, terá lugar o 3º Episódio da 4ª Série de tertúlias Teia D’Ideias subordinada ao tema “Da Prevenção do Suicídio à Promoção da Saúde Mental”.

O suicídio é um problema de saúde pública e assume, no caso particular da região do Algarve, uma dimensão muito significativa. O mês de Setembro é, a nível nacional e internacional, um mês em que se levam a cabo diferentes iniciativas com vista à sensibilização das pessoas para as mais diversas questões relacionadas com a temática.

Neste âmbito, este Teia D’Ideias, integrado nas atividades que estão a ser desenvolvidas pelo Serviço de Psiquiatria da Unidade de Portimão do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), irá reunir um conjunto de especialistas que vão debater diversas questões relacionadas com a Prevenção do Suicídio, em particular no que respeita aos jovens e aos idosos, contribuindo dessa forma para uma melhor sensibilização da população.

Para isso contaremos no nosso painel de convidados com Maria do Carmo Cruz, Psiquiatra do CHUA – Unidade de Portimão; Ana Paula Gouveia, Enfermeira do ACES Barlavento II – Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Dunas do Centro de Saúde de Portimão; Patrícia Carneiro, Enfermeira da UCC Mons Cicus e Paula Teixeira, Professora do Agrupamento de Escolas Júdice Fialho. A moderação da tertúlia estará a cargo de Marina Carvalho, Psicóloga do CHUA – Unidade de Portimão e docente do Instituto Superior Manuel Teixeira gomes (ISMAT).

O Teia D’Ideias é um projecto do Centro Cidadania Activa e Intervenção Cívica (CAIC) da Teia D’Impulsos com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, do ISMAT, das Águas do Algarve e da Delta.

Mais informações acerca desta e doutras iniciativas da Associação Teia D’Impulsos em www.teiadimpulsos.pt e na página de facebook da Teia D’Impulsos.

 

 

Portimão, 11 de Setembro de 2019

A Direção da Teia D’Impulsos

 

 

, , ,

Campeonatos Nacional e Europeu de Vela Adaptada 2019

Em 2019 a capital da vela adaptada será Portimão, numa estratégia de afirmar a excelentes condições existentes para a prática da vela, bem como de valorização do projeto Portimão, Cidade Europeia do Desporto.

Neste sentido a Vela Solidária, projeto da Teia D’Impulsos, em parceria com o Iate Clube da Marina de Portimão irá organizar o Campeonato Nacional de Vela Adapta e o Campeonato da Europa de Vela Adaptada. Este é o maior desafio alguma vez assumido em terras lusas, no que respeita à vela adaptada.

A organização destes eventos resulta do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido desde 2012, com a constituição da escola de vela adaptada, a participação em todas as provas de âmbito nacional (três em cada ano) e em campeonatos da Europa e do mundo (8 no total), a organização de 2 campeonatos nacionais (2015 e 2017), para além do programa de competências pessoas que já integra anualmente cerca de 300 pessoas com deficiência.

Desta forma, serão organizados pela Vela Solidária, em Portimão, os seguintes eventos:

Campeonato Nacional Vela Adaptada – 27 a 29 de Setembro.

Estágio Internacional de Vela Adaptada (ParaWorldSailing) – 30 Setembro a 5 Outubro.

Estágio Nacional de Vela Adaptada (APCA) – 30 Setembro a 4 Outubro.

Campeonato da Europa HANSA – Vela Adaptada, 5 a 12 de Outubro.

Os eventos supracitados diferenciam-se no ceio de Portimão Cidade Europeia do Desporto, uma vez que se trata de um desporto náutico praticado por pessoas com deficiência.

No Campeonato Nacional prevê-se a participação de 40 velejadores nacionais enquanto que no Campeonato da Europa o número de velejadores deverá ascender 150, em representação de 20 países, europeus e não só. No conjunto dos dois campeonatos e dos estágios teremos durante duas semanas mais de 400 pessoas envolvidas neste que será o maior evento de vela adaptada da Europa no ano de 2019.

A Vela Solidária, o Iate Clube da Marina de Portimão e a Teia D’Impulsos pretendem fazer deste evento desportivo um marco no desporto adaptado em Portimão, nas políticas e ações relacionadas com as acessibilidades e com o turismo acessível, na angariação de novos parceiros e na facilitação de redes de cooperação.

Queremos que o Campeonato da Europa de Vela Adaptada, seja um catalisador de crescimento, consciencialização e valorização humana e dos recursos naturais.

Para além de outras, queremos destacar a parceria com a Universidade do Algarve, no sentido de desenvolver um plano de análise e avaliação de impacto dos eventos, criação de programas turísticos e rotas acessíveis e ainda no planeamento, implementação e gestão destes eventos.

À semelhança dos anos anteriores, os campeonatos terão como base a Marina de Portimão e as regatas desenrolar-se-ão no estuário do Rio Arade.

Queremos que durante quinze dias estes velejadores especiais, suas comitivas e os elementos da organização tenham uma experiência única e para tal, contamos com parceiros também eles especiais pela sensibilidade e empenho nesta causa.

 

O Presidente da Teia D’Impulsos Coordenador Vela Solidária

Luís Brito

INFO: https://www.portimaochampionships.com/

,

2ª Edição do Alvor Fixe Market

Alvor receberá nos dias 8 a 10 de Agosto (quinta a sábado) de 2019 das
18h00 às 01h00, a 2ª edição do Alvor Fixe Market.
Este é um mercado ao ar-livre com uma vertente mais alargada de street-
food complementada com produtos artesanais de qualidade e portugueses,
com artesanato e design, música e entretenimento.
O objectivo é promover um ambiente para visitantes e expositores com
muita liberdade, bem-estar, imaginação, transparência, desejo, emoção e
descontracção.
Pretende-se com este evento oferecer à vila de Alvor um mercado diferente
do convencional onde todos possam usufruir de um espaço amplo, aberto,
agradável, divertido e culturalmente enriquecedor, gratuitamente.
Uma oportunidade para desfrutar e usufruir do que o nosso Algarve tem de
melhor, num ambiente familiar.
Mais informações acerca desta e de outras iniciativas da Associação Teia
D’Impulsos em www.teiadimpulsos.pt ou através do e-mail
geral@teiadimpulsos.pt

Portimão, 1 de Agosto de 2019
A Direcção da Teia D’Impulsos

, ,

TABAGISMO E BRONQUITE CRÓNICA – UMA ASSOCIAÇÃO LETAL | Saber + Para Viver Melhor

A Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e integrado no Programa da Cidade Europeia do Desporto, encontra-se a desenvolver o projeto Saber + para Viver Melhor. Trata-se dum conjunto de sessões de formação dirigidas à comunidade, concebidas com os seguintes objectivos: educação da população para a saúde; promoção de estilos de vida saudáveis; e, promoção da literacia em saúde na comunidade.

A sexta edição do Saber + para Viver Melhor irá decorrer no próximo dia 27 de Junho, a partir das 18h30, na Casa Manuel Teixeira Gomes em Portimão. O tema escolhido para a edição de Junho será Tabagismo e Bronquite Crónica, sendo o painel de convidados interpelado para sensibilização do prejuízo para a saúde do fumador, e dos expostos ao fumo passivo, da prevenção da doença e ainda atividade Física na promoção da Saúde.

 

Para nos falar de “Tabagismo e Bronquite Crónica – Uma associação letal!, vamos contar com um painel de 2 convidados que abordarão os temas: “Tabagismo e Bronquite Crónica – Das complicações ao tratamento” por Lígia Pires, Médica Especialista de Pneumologia e “O papel da Atividade Física na abordagem da Bronquite Crónica” por Pedro Vargas, Doutorado em Desporto. A moderação da sessão estará ao cargo de Nuno Bernardino Vieira.

A participação nas sessões do Saber + para Viver Melhor é de entrada livre e sem necessidade de inscrição prévia. Os participantes terão ainda oportunidade de colocar questões e dúvidas aos especialistas que compõem o painel de convidados.

Mais informações acerca desta e outras iniciativas da Associação Teia D’Impulsos em www.teiadimpulsos.pt e na página de facebook da Teia D’Impulsos.

 

Portimão, 24 de Junho de 2019

A Direção da Teia D’Impulsos

 

,

Festa de Encerramento da Rota do Petisco 2019

A Teia D’Impulsos irá realizar hoje, 24 de junho pelas 19h00, no Palácio da Galeria – Tavira, a Festa de Encerramento da 9ªEdição da Rota do Petisco

Venha festejar connosco 🍽🥳🥳😃😃