, ,

Calendário Regional de Desporto Adaptado

O Calendário Regional de Desporto Adaptado, tem como propósito a dinamização e promoção da prática desportiva para todos, de forma ativa, através de entidades que trabalham direta ou indiretamente com pessoas com deficiência.

O objetivo primário do calendário é permitir que as pessoas portadoras de deficiência possam experienciar diversas atividades desportivas, após episódio de lesão/doença que alterou as suas capacidades físicas, cognitivas e/ou intelectuais. A médio e longo prazo, pretende-se com este calendário sensibilizar clubes e outras entidades que proporcionem a estas pessoas condições adequadas para desenvolverem de forma contínua um plano de atividade desportiva.

O programa proposto para o Calendário Regional de Desporto Adaptado encetou em Setembro de 2018. As atividades realizadas contaram com a participação em média de 3 de instituições e /ou escolas e respetivos clientes/beneficiários. Todas as atividades foram supervisionadas por coordenador e orientadas por técnicos de desporto e das áreas da saúde e social, devidamente credenciados e com experiência quer nas modalidades quer nas especificidades das pessoas com deficiência, garantindo a qualidade das atividades, a aquisição de benefícios para as pessoas com deficiência e uma interação efetiva por parte dos técnicos dos clubes e dos especialistas das instituições.

Sendo um programa que assenta essencialmente nas parcerias e partilha (pressupostos do desenvolvimento comunitário que deveriam ser praticados por TODOS) teve um impacto cultural e posicional cujos resultados efetivos evidenciaram benefícios de ordem humana, e social, significativos. A prática desportiva, para além dos benefícios físicos e psicológicos que potencia, é por excelência, uma das formas mais eficazes de integração dos indivíduos na sociedade.

Durante o desenvolvimento do programa foram realizadas 9 atividades desportivas, sendo estas: Futebol, Boxe, Vela, Surf, Andebol (realizadas 2 atividades), Boccia, Ginástica Acrobática e Natação.

Foi realizada ainda uma Formação “Desporto e Atividade Física Acessível” nos dias 7 e 8 de dezembro de 2018, no IPDJ em Faro, destinada a técnicos de desporto, professores de educação física e técnicos que trabalhem na área desportiva e/ou institucional para pessoas com deficiência. A formação teve como principais objetivos: promover a formação de técnicos que intervêm direta ou indiretamente com pessoas com deficiência e fomentar parcerias entre diversas entidades

As necessidades de formação contínua em áreas do Desporto Adaptado são cada vez mais evidentes, sendo primordial a sensibilização para a importância desta temática e da sua aplicação no âmbito desportivo como fator preponderante para uma melhor intervenção.

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *