,

CANCRO – MITOS E DESAFIOS NO DOENTE ONCOLÓGICO

A Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e integrado no Programa da Cidade Europeia do Desporto, encontra-se a desenvolver o projeto Saber + para Viver Melhor. Trata-se dum conjunto de sessões de formação dirigidas à comunidade, concebidas com os seguintes objectivos: educação da população para a saúde; promoção de estilos de vida saudáveis; e, promoção da literacia em saúde na comunidade.

A terceira edição do Saber + para Viver Melhor irá decorrer no próximo dia 28 de Março, a partir das 18h30, na Casa Manuel Teixeira Gomes em Portimão. O tema escolhido para a edição de Março será o Cancro, sendo o painel de convidados interpelado para desmistificar os mitos e identificar os desafios que são colocados no acompanhamento dos doentes oncológicos. Segundo estimativas da Agência Internacional para a Investigação do Cancro, no ano de 2018, o número de novos casos de cancro em Portugal ultrapassou os 58 mil, com as mortes por doença oncológica a ascenderem a quase 29 mil, o que demonstra o enorme impacto que as neoplasias malignas têm no estado de saúde dos portugueses.

Para nos falar de “Cancro – Mitos e Desafios no Doente Oncológico”, vamos contar com um painel de 3 convidados que abordarão os temas: “Mitos e desafios para o Oncologista” por Paulo Luz, Médico Oncologista do Serviço de Oncologia do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA); “Mitos e desafios no suporte psicológico” por Marina Carvalho, Psicóloga Clínica e da Saúde do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHUA e Professora Assistente de Psicologia Clínica do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT); “Mitos e desafios na Atividade Física” por Ricardo Gonçalves, Professor Assistente do ISMAT de Educação Física e Desporto. A moderação da sessão estará ao cargo de Nuno Bernardino Vieira.

A participação nas sessões do Saber + para Viver Melhor é de entrada livre e sem necessidade de inscrição prévia. Os participantes terão ainda oportunidade de colocar questões e dúvidas aos especialistas que compõem o painel de convidados.

Mais informações acerca desta e outras iniciativas da Associação Teia D’Impulsos em www.teiadimpulsos.pt e na página de facebook da Teia D’Impulsos.

 

Portimão, 24 de Março de 2019

A Direção da Teia D’Impulsos

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *