, ,

Jornadas do Arade têm início já amanhã

A terceira edição das Jornadas do Arade inicia-se já esta sexta-feira no auditório do Museu Municipal de Portimão. E começa dando voz aos mais jovens.
Durante toda a manhã de sexta-feira, grupos de estudantes serão desafiados a avaliar a situação da sua região e a cogitar possíveis soluções futuras. A reflexão irá desenvolver-se em torno de quatro eixos temáticos: Melhor Educação e Formação, Valorizar e Promover o Património Humano e Natural, Mais Emprego e Desenvolvimento Económico, e, Promoção do Desporto e da Atividade Física.
O programa das III Jornadas do Arade aberto ao público irá iniciar-se à tarde, pelas 15h00, com a mesa-redonda “Promoção da prática desportiva a nível local – Da Formação ao Alto Rendimento”. Do desporto escolar ao alto rendimento, passando pelo desporto adaptado e pelo papel das autarquias da promoção de hábitos de vida saudáveis na comunidade, o assunto não podia estar mais na ordem do dia, sobretudo num ano em que Portimão é a Cidade Europeia do Desporto.
Segue-se a conferência de abertura das Jornadas a cargo de Francisco Serra, presidente da CCDR Algarve, que dará a conhecer como os fundos comunitários, em particular através do programa CRESC Algarve 2020, têm contribuído para o desenvolvimento da região. A controvérsia em torno da aplicação da taxa turística no Algarve encerra os trabalhos da tarde. Jorge Botelho, presidente do Conselho Intermunicipal da AMAL, e Elidérico Viegas, presidente da AHETA, irão trocar argumentos sobre as oportunidades mas também as eventuais vicissitudes da aplicação desta taxa na região. No final dos trabalhos, será servido um “Algarve de Honra”, com o apoio da Comissão Vitivinícola do Algarve, e apresentado o livro Uma amarra ao mar e outra à terra. Cristãos-novos no Algarve (1558-1650), de Carla Vieira.
Como vê, será um início de Jornadas em grande. No sábado, os trabalhos irão continuar com mesas-redondas, controvérsias e conferências que irão levar o Arade ao debate em áreas tão diversas quanto o património cultural, os serviços de saúde, a dinamização cultural, a gestão florestal e o desporto. Para saber mais, basta consultar o programa disponível no website www.jornadasdoarade.pt.
Recordamos que a entrada é gratuita e aberta a todos.

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *