,

Obesidade a Epidemia do Século XXI – Vamos Combatê-la?

A Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e integrado no Programa da Cidade Europeia do Desporto, encontra-se a desenvolver o projeto Saber + para Viver Melhor, que consiste num conjunto de sessões de formação dirigidas à comunidade, que foi concebido com os objectivos de educação da população para a saúde, promoção de estilos de vida saudáveis e promoção da literacia em saúde na comunidade.

A segunda edição do Saber + para Viver Melhor irá decorrer no próximo dia 28 de Fevereiro, a partir das 18h30, na Casa Manuel Teixeira Gomes em Portimão. O tema escolhido para a edição de Fevereiro é precisamente um dos maiores problemas de saúde pública de Portugal, a Obesidade. No nosso país, quase metade da população apresenta excesso de peso e perto de um milhão de adultos sofre de obesidade. Estes números preocupantes estão, entre outras causas, ligados a hábitos de vida mais sedentários e à transformação dos hábitos alimentares. Considerada pela Organização Mundial da Saúde como uma epidemia, a obesidade afecta a longevidade e a qualidade de vida. Por favorecerem doenças como a diabetes tipo 2, a hipertensão arterial ou a dislipidémia, o excesso de peso e a obesidade levam a um importante aumento do risco cardiovascular.

Para nos falar de “Obesidade a Epidemia do Século XXI – Vamos Combatê-la?”, vamos contar com um painel de 3 convidados que abordarão os temas: “Porquê combater a Obesidade?” – Susana Lourenço (Especialista de Medicina Geral e Familiar, Unidade de Saúde Familiar Portas do Arade de Portimão); “A Nutrição no Combate à Obesidade” – Ana Rita Horta (Nutricionista, Grupo HPA Saúde); “A Atividade Física no Combate à Obesidade” – Rui Batalau (Personal Trainer, Doutorado em Actividade Física e Saúde). A moderação da sessão estará ao cargo de Ricardo Louro.

A participação nas sessões do Saber + para Viver Melhor é de entrada livre e sem necessidade de inscrição prévia. Os participantes terão ainda oportunidade de colocar questões e dúvidas aos especialistas que compõem o painel de convidados.

Mais informações acerca desta e doutras iniciativas da Associação Teia D’Impulsos em www.teiadimpulsos.pt e na página de facebook da Teia D’Impulsos.

 

Portimão, 25 de Fevereiro de 2019

A Direção da Teia D’Impulsos

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *