O FOrA – Festival da Oralidade do Algarve- é uma mostra da tradição oral da região, organizada pela Associação Teia D’Impulsos. Neste Festival marcam presença os principais rasgos da identidade de um povo que ganha contornes através da partilha do saber oral: provérbios; adivinhas; anedotas; lengalengas e trava-línguas; lendas; cantares tradicionais, mas também os modos de fazer que passam de geração em geração na voz das gentes do Algarve.

A animação deste festival conta com performances, oficinas, concertos, bailes e palestras. O centro da cidade ganha então uma nova vida, proporcionando uma viagem temporal e sensorial a todos aqueles que percorrem os seus trilhos.

De um modo geral, o FOrA tem como objectivos preservar e divulgar saberes e tradições, sensibilizar a população para a necessidade da valorização do seu património oral e da sua identidade enquanto comunidade, estimar os conhecimentos e as experiências dos mais velhos encorajando o diálogo inter-geracional, trazer os saberes das nossas gentes de dentro para FOrA!