Site

O rio divide e comunica.

Assim foi desde tempos imemoriais com o Arade, unindo a serra ao mar mas também distanciando margens. Portimão, Lagoa, Silves e Monchique partilham o rio e os seus afluentes, comungando de uma história e destinos comuns. A bacia do Arade emerge, assim, como uma sub-região com uma identidade geográfica, cultural, ecológica, social e económica própria.

Enquanto tal, a avaliação do presente e a projecção do futuro de cada um dos municípios que a constituem podem e devem ser feitas também em conjunto, reunindo sinergias em prol da busca de respostas aos desafios actuais.

As Jornadas do Arade levarão à mesa o diálogo e a problematização de temáticas diversas e transversais que visem a promoção do desenvolvimento sócio-económico sustentado e a divulgação do património cultural e humano dos municípios de Portimão, Lagoa, Silves e Monchique. Conferências, cursos de curta duração e oficinas de trabalho, debates, comunicações livres e mesas-redondas darão corpo às Jornadas do Arade.

Artigos recentes

ARADISMO: REDE DE INTERVENÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA BACIA DO ARADE

Na sequência da 1ª edição das Jornadas do Arade em 2016 surgiu o desafio de criar um grupo de trabalho informal da sociedade civil, cuja actividade se centre na reflexão acerca da promoção do território e da paisagem cultural da Bacia…

Aberto o call for papers para as próximas Jornadas do Arade

As Jornadas do Arade, que terão lugar entre 10 e 12 de Março de 2017 no Auditório do Museu Municipal de Portimão, levarão à mesa o diálogo e a problematização de temáticas diversas e transversais que visem a promoção do desenvolvimento…