, , ,

Regresso do Teia D’Ideias e 1º Aniversário do Espaço Raiz

A Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e integrado no Programa das Comemorações do Dia da Cidade de Portimão, tendo ainda como mote o Dia Mundial do Voluntariado para o Desenvolvimento Económico Social (05 de Dezembro) e o assinalar do 1º Aniversário do Espaço Raiz, apresenta um programa de actividades que vão decorrer de 5 a 12 de Dezembro de 2017.

Após uma interrupção de cerca 3 anos, o Teia D’Ideias está de regresso. No dia 05 de Dezembro às 21h na Casa Manuel Teixeira Gomes em Portimão, terá lugar o 1º Episódio da 4ª Série de tertúlias Teia D’Ideias subordinada ao tema O Impacto do Voluntariado para o Desenvolvimento Económico e Social Local, precisamente no dia em que se assinala o Dia Mundial do Voluntariado. Pretende-se gerar uma reflexão sobre a importância que o voluntariado desempenha nas mais diversas áreas de actividade e como este contribui para o desenvolvimento social e económico da localidade, apresentando também alguns exemplos da forma como o voluntariado cumpre o seu papel no terreno. Para isso contaremos no nosso painel de convidados com a presença de Isilda Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Portimão; Frederico Lemos, pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo e um dos responsáveis pelo seu Centro Social; José Sousa, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portimão; Manuela Santos, da Cáritas da Matriz de Portimão; e Maria Fernanda Teixeira, da Associação Elos de Esperança.

No dia 08 de Dezembro, entre as 10h e as 18h, o Espaço Raiz abre-se à comunidade para celebrar o seu 1º aniversário de existência, com um dia repleto de actividades protagonizadas por algumas das associações e outras organizações que “habitam” este espaço, que desde o dia 7 de Dezembro de 2017 alberga a sede da Associação Teia D’Impulsos. Entre as várias ofertas a destacar um Mercado de Natal, Exposições, Workshops, Aulas de Demonstração, Música, etc. A participação nas actividades é gratuita e não necessita de inscrição prévia, à excepção do Mercado de Natal no qual poderá inscrever-se enquanto participante através do link goo.gl/aAqePn. Este Dia Aberto do Espaço Raiz tem a organização da Teia D’Impulsos, Junta de Freguesia de Portimão e Associação Contra-Maré com o apoio do Município de Portimão.

Finalmente, no dia 12 de Dezembro, às 21h no Espaço Raiz, as comemorações do 1º aniversário do Espaço Raiz terminam com uma noite onde a Cidadania Activa será o mote de conversa. Bruno António, Director Executivo da Dypall Network, vai protagonizar a ForTalk “Cidadania Participativa no Impulso ao Desenvolvimento Regional”, onde certamente abordará a sua experiência neste campo da promoção da participação social activa, principalmente dos mais jovens. Esta ForTalk será inspiradora para o lançamento do Projecto Aradismo – Rede de Intervenção para o Desenvolvimento da Bacia do Arade, onde serão apresentados os grupos de trabalho para os quais irão ser abertas inscrições para todos os que pretendam participar e exercer o seu direito de cidadania.

Mais informações acerca desta e doutras iniciativas da Associação Teia D’Impulsos em www.teiadimpulsos.pt e na página de facebook da Teia D’Ipulsos.

 

Portimão, 30 de Novembro de 2017

A Direção da Teia D’Impulsos

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *