A Dieta Mediterrânica chega ao Teia D’Ideias

Cartaz TDI 11-06

No próximo dia 11 de Junho, pelas 21.00 horas, na Casa Manuel Teixeira Gomes em Portimão, decorrer o sétimo episódio da terceira série do ciclo de debates Teia D’Ideias. Em debate estará o tema “A Dieta Mediterrânica – Estilo de Vida e Oportunidade de Negócio”.
No passado dia 4 de Dezembro de 2013, em Baku, Afeganistão, foi aprovada pela UNESCO a candidatura conjunta apresentada por Portugal, Chipre, Croácia, Espanha, Marrocos, Itália e Grécia da dieta mediterrânica a Património Mundial e Imaterial da Humanidade. A iniciativa partiu do Algarve, mais exactamente da Câmara Municipal de Tavira. Mais do que produtos e métodos de confecção, a dieta mediterrânica é uma expressão cultural e um estilo de vida que envolve técnicas e práticas únicas, bem como tradições, saberes e formas de sociabilidade. Em suma, é uma marca identitária comum aos povos do Sul da Europa e Norte de África que conta uma história secular de partilha e diálogo intercultural. Por outro lado, a promoção de uma cultura gastronómica e de um estilo de vida próprio apresenta-se igualmente como uma oportunidade de negócio, em particular no campo do turismo e da restauração. A esta perspectiva aliam-se as provas já dadas de benefícios que o padrão alimentar mediterrânico pode trazer para a saúde. Cultura, economia e estilos de vida saudáveis – elementos aparentemente díspares mas que se conciliam plenamente na dieta mediterrânica.

Para discutir as oportunidades criadas pela classificação da dieta mediterrânica como Património Mundial e Imaterial da Humanidade e a forma como este padrão alimentar pode ajudar-nos a viver melhor e com mais saúde, a Teia D’Ideias reuniu um leque de convidados composto por Jorge Queiroz (Câmara Municipal de Tavira, coordenador do dossier técnico da candidatura da dieta mediterrânica a Património Mundial e Imaterial da Humanidade), João Amaro (Projecto Tertúlia Algarvia), Luís Nunes (Vice-Grão-Mestre da Confraria dos Gastrónomos do Algarve), Bárbara Castelo (dietista do Centro Hospitalar do Algarve) e Henrique Sequeira (proprietário do estabelecimento Vinhos, Azeites & Companhia – Sabores Mediterrânicos).

Nota de Imprensa 14-2014