APRESENTAÇÃO DA 3ª EDIÇÃO DA ROTA DO PETISCO DE PORTIMÃO

Capital do Petisco

A 3ª edição da Rota vai ter início no dia 6 de Setembro e prolongar-se até 13 de Outubro de 2013. Após o sucesso das edições anteriores, onde se destaca a comercialização de mais de 35.000 Ementas da Rota em 2012, os objectivos da iniciativa repetem-se. O modelo de funcionamento também será o mesmo, mantendo-se ainda o preçário das ementas da rota. Para além de replicar o modelo original, foram apresentadas algumas inovações com o intuito de dar ainda mais dinamismo a este projecto. Pretende-se consolidar a Rota do Petisco de Portimão como uma atracção turística da cidade. O lema desta 3ª edição será fazer de Portimão a Capital Nacional do Petisco! Para que a Rota continue a crescer é objectivo alargar a sua área de influência, o que passará pela criação duma zona da Rota em Alvor, fruto de uma parceria com a Associação Alvorecer.

O Passaporte vai continuar a ser o melhor amigo dos Petiscadores, para além das informações habituais, este vai ser ainda colorido pela “Rota do Comércio Tradicional”. Em 2013 vamos também refrescar a imagem da Rota do Petisco de Portimão, esta renovação será da responsabilidade do MODO da artista plástica Inês Barracha. Na sua terceira edição, a Rota também vai ser solidária. Ao iniciarem o seu roteiro, todos os petiscadores serão convidados a fazer um donativo de € 1.00. O valor angariado nos “Mealheiros da Rota”, será depois entregue a uma ou mais instituições de solidariedade social, que serão brevemente identificadas pela organização do projecto. Mantém-se a aposta no Programa de Animação Cultural da Rota do Petisco de Portimão, com a preparação dum programa recreativo e de eventos culturais que se cruze com o roteiro gastronómico.

rOTA 2013

Nesta apresentação da Rota do Petisco de Portimão, esteve presente o Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Dr. Manuel da Luz. Na sua intervenção, o Dr. Manuel da Luz salientou a potencialidade que a Rota do Petisco representa para a promoção da cidade e para a atracção de novos visitantes. A Rota de Petisco de Portimão pode ser um factor de diferenciação das restantes localidades do Algarve, em particular se o conceito de Capital do Petisco for divulgado com sucesso a nível nacional.

Este é um projecto cuja dinâmica poderá crescer exponencialmente em função duma participação activa de diferentes sectores da nossa sociedade local. A Rota fez renascer na cidade um conceito outrora esquecido, o ”petisco”. Mais do que uma forma de convívio e diversão, porque não pensarmos no “petiscar” como uma oportunidade de desenvolvimento económico para a cidade?
A Teia D’Impulsos deixa então aqui, a todos os Portimonenses, um desafio: vamos, em 2013, fazer de Portimão a Capital do Petisco!