O Padre Arsénio Castro da Silva faleceu hoje, dia 14 de Maio de 2012, vítima de doença prolongada.
A Teia D’Impulsos homenageia o Homem que há cerca de 40 anos chegou a esta cidade e nela deixou claramente a sua marca. Muito para além do sacerdócio que exerceu na Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, a sua vida passou pelas ruas desta cidade em múltiplas actividades que tiveram sempre o denominador comum de lutar por um dia melhor para todos aqueles que mais precisavam.
O Homem partiu, mas a sua obra ficou… e esperamos que permaneça por muitos anos como testemunho da sua vida. Uma paróquia construída do nada, um refeitório social que dá de comer a quem tem fome, um centro social que diariamente apoia dos mais jovens aos mais idosos, uma rádio que é voz da cidade ao serviço da comunidade local, e, mais importante do que isso, milhares de pessoas que se deixaram tocar pelas suas palavras e que graças a ele mudaram as suas vidas para melhor. Não é só a paróquia do Amparo e a Igreja do Algarve, toda a cidade sente hoje a falta deste Homem que tanto fez por ela, sempre com a virtude de fugir a protagonismos e a reconhecimentos estéreis.
Na hora difícil da despedida apenas uma referência à Vida. Na via sacra dos seus últimos meses nunca perdeu a vontade de viver, acreditou sempre que a doença poderia ser debelada, mesmo nos momentos mais difíceis. Apenas vencido pela dor e cansaço é que aceitou abandonar o seu posto à frente da paróquia e da Rádio Costa D’Oiro. Um exemplo de amor à Vida, um exemplo de Fé, um exemplo de Esperança, um exemplo de Caridade, que todos vamos guardar em nossos corações.
A Direcção da Teia D’Impulsos agradece publicamente todo o apoio que o Padre Arsénio Castro da Silva deu a esta associação desde o seu início, acreditando nos seus objectivos e nos seus projectos. Como Director de Programas da Rádio Costa D’Oiro deu-nos tempo de antena e apoiou a divulgação das iniciativas da associação. Um projecto em conjunto ficou por cumprir… o Jantar Solidário de apoio e reconhecimento do Centro Social da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo e do seu Refeitório Social… inicialmente agendado para Março acabou por ser adiado devido ao agravamento do seu estado de saúde. Vamos agora trabalhar para que este projecto seja concretizado, acima de tudo como uma forma de homenagem ao Homem e à sua Obra, uma das muitas homenagens que esta cidade lhe deve!
Obrigado por tudo Arsénio Castro da Silva!
Um Homem de Impulsos que soube dar o Impulso a muitos que com ele se cruzaram nesta vida.
Descanse em paz.