Procurar

As conclusões do “Ideias Jovens para uma Cidade Activa”

A “Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva”, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão, no âmbito do Março Jovem 2012, dinamizou um espaço de debate e tertúlia, especialmente dedicado aos Jovens da cidade, de forma a dar-lhes a oportunidade de exporem as suas ideias para Portimão sobre diversas temáticas.
Este espaço, com a denominação de “Ideias Jovens para uma Cidade Activa”, pretendeu incentivar os jovens para uma cidadania activa mais presente.
Com o objectivo de não deixar cair no esquecimento estes contributos para a cidade, no dia 17 de maio, a Direcção da Teia D’Impulsos entregou à Vereadora da Câmara Municipal de Portimão, Isabel Guerreiro, o documento que resume as principais Ideias Jovens que foram lançadas. Para os interessados, o documento encontra-se disponível abaixo.

Na abertura deste ciclo de tertúlias demos lugar à Cultura. Na tarde de 17 de Março debateram-se formas e estratégias de valorizar o papel da Cultura na sociedade portimonense e, em particular, na formação das camadas mais jovens. Algumas ideias abordadas:
– Fazer mais com menos, encontrar soluções criativas que possibilitem a organização de eventos e iniciativas com baixo investimento financeiro.
– Elaborar uma «carta cultural» onde participem todos os agentes culturais da cidade (oficiais, associativos e independentes), de forma a traçar um rumo comum para o desenvolvimento de uma política de cultura a nível municipal.
– Reabilitar o espaço da Antiga Lota de modo a favorecer várias associações e a promover diferentes tipos de acções. Usá-lo como espaço polivalente de espectáculos e eventos culturais, visando a dinamização dessa área da cidade.
– Promover iniciativas culturais que possibilitem a reanimação do centro de Portimão.
– Organizar um «Mês Associativo», visando a promoção das associações locais e a divulgação dos seus projectos e serviços.

A segunda sessão de «Ideias Jovens para uma Cidade Activa», que decorreu no dia 24 de Março, foi dedicada ao Desporto e ao seu lugar no desenvolvimento individual e social. A tertúlia revelou-se profícua:
– Estabelecer uma relação mais eficaz entre as escolas e as associações desportivas. Facilitar a organização de sessões de demonstração e divulgação de modalidades que não integram o programa lectivo.
– Necessidade de melhores infra-estruturas e com horários mais flexíveis, de forma a possibilitar a todos a oportunidade da prática desportiva.
– Um papel mais activo da Divisão de Desporto e Juventude na divulgação das modalidades promovidas pelas associações e clubes do concelho e dos resultados dos seus atletas.
– “Vender” melhor as modalidades – organização de demonstrações públicas, divulgação nas redes sociais, uso dos novos media. Identificar o nicho de mercado e canalizar esforços para o atingir.

Conclusões do Ideias Jovens para uma Cidade Activa

contactos

FIQUE A PAR DE TODAS AS NOVIDADES

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER