Procurar

Teia D’Impulsos capacita instituições do terceiro setor para o desenvolvimento de novos projetos no Algarve

Bootcamp Rota Solidaria
A Associação Teia D’Impulsos organizou um Bootcamp de Empreendedorismo Social para capacitar as instituições do terceiro setor, com vista ao desenvolvimento sustentável de novos projetos sociais no Algarve. 

A venda dos Passaportes que garantem o acesso ao evento Rota do Petisco voltou, em 2023, a reverter para o apoio a instituições solidárias dos municípios algarvios que integram o roteiro gastronómico. Mas, desta vez, não bastou às associações a inscrição dos seus projetos como também foram desafiadas a participar numa ação de formação entre 2 e 3 de Fevereiro, na Sala Azul do INATEL Albufeira Praia Hotel. 

Cinco instituições marcaram presença no Bootcamp com alguns elementos das suas equipas diárias de trabalho: Associação Em Contato (Tavira), Associação Teia D’ImpulsosC.A.S.A. – Centro de Apoio ao Sem Abrigo (Albufeira), FIR – Fundação Irene Rolo (Tavira) e GRATO – Grupo de Apoio aos Toxicodependentes (Portimão). 

A formação foi dirigida por Luís Brito, presidente e diretor da Teia D’Impulsos, e incidiu sobre todo o processo inerente ao desenvolvimento de um projeto, desde o momento de identificação do problema e reflexão de uma possível solução, à teoria da transformação, passando pela sustentabilidade e comunicação, culminando na “construção” do piloto e de um pitch. O Bootcamp integrou ainda um “momento inspirador” com a empreendedora social Mariana Moura Santos, fundadora do projeto Chicas Poderosas.

As organizações desenvolveram projetos nas áreas da capacitação de pessoas vulneráveis, desenvolvimento de competências em pessoas com diversidade funcional, envelhecimento ativo, transmissão de conhecimento intergeracional e cuidados básicos de saúde.

No final da formação, cada instituição teve de apresentar um pitch do seu projeto a um júri constituído por Andreia Nunes, técnica de Serviço Social do Município de Albufeira, Rui Cintra, secretário geral da Teia D’Impulsos, e Sofia Vairinho, especialista em Propriedade Intelectual do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve.

Os jurados avaliaram o impacto de cada projeto com base na sua importância para a comunidade, sustentabilidade e número de beneficiários e parceiros envolvidos, entre outros parâmetros. As organizações que participaram no Bootcamp receberam então um apoio monetário, resultado da Rota Solidária, para implementarem os projetos que desenvolveram ao longo dos dois dias de formação. 

Bootcamp de Empreendedorismo Social contou com a parceria do Município de Albufeira e com o apoio da Delta Cafés e do Bucha Tapas & Wine Bar.

contactos

FIQUE A PAR DE TODAS AS NOVIDADES

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER