LogoDAFA

DAFA - Desporto e actividade física acessível

O objetivo principal desta iniciativa é permitir que as pessoas portadoras de deficiência possam experienciar diversas atividades desportivas, após episódio de lesão/doença que alterou as suas capacidades físicas, cognitivas e/ou intelectuais. A médio e longo prazo, pretende-se com este calendário sensibilizar clubes e outras entidades que proporcionem a estas pessoas condições adequadas para desenvolverem de forma contínua um plano de atividade desportiva.
O projeto Desporto e Atividade Física Acessível tem como objetivos:
• Promover a prática desportiva junto das pessoas com deficiência;
• Sensibilizar as instituições que trabalham com pessoas com deficiência para os benefícios reais da prática desportiva, para as pessoas com deficiência;
• Motivar os clubes desportivos a criarem condições e promoverem o desporto adaptado;
• Promover a formação dos técnicos que trabalham com pessoas com deficiência no desporto adaptado.
• Aumentar a prática desportiva adaptada regular;
• Elevar a qualidade de vida e a integração social das pessoas com deficiência;
 
Tendo em conta a realidade do desporto em Portimão e da dinâmica associativa e desportiva, propomo-nos envolver clubes e instituições na orgânica do calendário de forma a proporcionarmos atividades de vela, surf e paddle, natação, mergulho, ténis, golf, canoagem, andebol, ginástica acrobática, dança, surf, boxe, e Judo.
As atividades são abertas a todas as pessoas com deficiência, nomeadamente integradas em instituições especializadas, e existe uma avaliação prévia, quer pelos técnicos das instituições onde essas pessoas são acompanhadas quer pelos técnicos de cada uma das modalidades, para que a abrangência seja a maior possível dentro das limitações físicas e cognitivas das pessoas com deficiência quer para garantir a máxima segurança.
 
A envolvência dos clubes é determinante e para tal promovemos duas formações, no programa da Cidade Europeia e que passariam a estar integradas neste calendário. Estas formações têm como missão capacitar técnicos de desporto, professores e auxiliares para a prática de desporto adaptado.
 
Outra intervenção que fará parte do calendário prende-se com a avaliação das acessibilidades e condições de prática dos clubes envolvidos, assim como a melhoria e adaptação dessas mesmas condições. Para o efeito contaremos com a colaboração da Associação Salvador.
 
Com este modelo de promoção e experimentação da atividade física para pessoas com deficiência, pretendemos atingir os 300 participantes. Pretendemos que entidades que trabalham com pessoas com deficiência assumam uma postura mais proactiva e real na promoção de atividade física para os seus utentes. Por outro lado, existe na promoção do desporto adaptado uma oportunidade que os clubes e associações desportivas devem potenciar e colocar num patamar de igualdade relativamente às restantes atividades que promovem.
 
Pretende-se que este projeto assuma um papel determinante na promoção do desporto e atividade física junto das pessoas com deficiência. Em muitos casos irá materializa-se no primeiro contacto com destas pessoas com os vários desportos, assumindo ainda um papel relevante na mudança de cultura das instituições, abrindo-as para a comunidade e proporcionando um diálogo e parcerias entre instituições.

Últimas notícias

Portimão, 05 de Fevereiro de 2019

DAFA – DESPORTO E ACTIVIDADE FÍSICA ACESSÍVEL

A associação Teia D’Impulsos, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão, no âmbito do CED (Cidade Europeia do Desporto) está a desenvolver o projeto DAFA – Desporto e Atividade Física Acessível – com o objetivo de dinamizar a prática desportiva para pessoas com deficiência.

Ao longo de 2019 irão acontecer diversas acções, em diferentes modalidades, proporcionando aos atletas uma experiencia diversificada, na pratica desportiva adaptada.

Começamos com 2 acções,  já no próximo dia 21 de Fevereiro, em parceria com a Academia Dança Mais e o UFAD Judo Club de Alvor, onde poderão experimentar as modalidades de Judo e Dança.

Os nossos parceiros

contactos

FIQUE A PAR DE TODAS AS NOVIDADES

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER