Procurar

“Em 2022 estamos a trabalhar para a maior Rota do Petisco de Sempre” e as inscrições já abriram

Após ser considerado o melhor projeto de turismo gastronómico do país, a Rota do Petisco começou já os preparativos para a 12.ª edição, com a abertura das inscrições para estabelecimentos de toda a região que queiram fazer parte da maior aventura gastronómica do Algarve.

Parece mentira mas a Rota está de volta!” Foi assim que a associação organizadora do evento, a Teia D’Impulsos, anunciou na sexta-feira (Dia das Mentiras) a abertura oficial das inscrições para a Rota do Petisco 2022, agendada de 14 de Setembro a 16 de Outubro. Os estabelecimentos que se queiram inscrever têm até dia 30 de Junho para o fazer, numa das diversas modalidades da Rota.

Entre um “Petisco” ou “Doce Regional“, a ideia é que a Ementa apresentada por cada estabelecimento tenha por base a confeção com produtos locais e receitas inspiradas na gastronomia típica algarvia e portuguesa. Cada estabelecimento poderá ainda optar por apresentar, adicionalmente, uma Opção Vegetariana para conquistar ainda mais petiscadores. De regresso estão também a Rota dos Chefs, ou seja, pratos de autor que se esperam inovadores e baseados em produtos regionais, e a Rota do Mundo, que oferece a possibilidade de conhecer e degustar sabores de outras paragens distantes, levando este roteiro gastronómico ainda mais além.

Uma ode aos sabores de outros tempos brindada com os melhores vinhos do Algarve

m 11 anos de evento, a Rota do Petisco sempre procurou inovar e este ano não é exceção. “As novidades passam pelo lançamento da Rota da Memória, com o desafio aos estabelecimentos para que possam recriar petiscos tradicionais de outros tempos, e a Rota das Adegas, onde vamos aliciar os petiscadores a descobrirem as adegas e os vinhos do Algarve“, desvenda o coordenador do evento, Nuno Vieira.

Ingredientes não faltam para fazer desta a melhor edição de sempre do evento que foi considerado Prémio Nacional de Turismo Gastronómico 2021, uma iniciativa do Expresso e do BPI. Nuno Vieira afirma: “Esperamos que seja, mais uma vez, uma iniciativa que traga muito sabor e animação a todo o Algarve, este ano com esta responsabilidade acrescida” do reconhecimento nacional da Rota do Petisco. Depois de duas edições marcadas pelas restrições da pandemia, “em 2022 estamos a trabalhar para a maior Rota de Sempre, que consiga chegar aos quatro cantos do Algarve, e que possa voltar a ter eventos de animação de rua e outras iniciativas que coloriam o projeto“, assegura o responsável.

Uma Rota Solidária dedicada ao Ano Europeu da Juventude

Rota Solidária, iniciativa integrada no evento, também já conta com inscrições abertas – até 9 de Junho – para projetos de instituições sociais e solidárias do Algarve. O valor de 1,5€ que os petiscadores pagam pelo Passaporte que dá acesso à Rota do Petisco reverte na íntegra, todos os anos, para os projetos apoiados.

Em 2022, celebra-se o Ano Europeu da Juventude e a Teia D’Impulsos decidiu ser este o tema central da Rota Solidária deste ano. Assim, as instituições deverão apresentar projetos nas áreas específicas do combate à discriminação social, racial e de género; promoção da saúde mental dos jovens e voluntariado jovem.

Para mais informações, inscrições para a Rota do Petisco e Rota Solidária e respetivos regulamentos, poderá aceder ao website oficial do evento www.rotadopetisco.com, entrar em contacto através do email [email protected] e pelo contacto telefónico 910 174 814 e 966 467 870.

contactos

FIQUE A PAR DE TODAS AS NOVIDADES

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER