Encerrado mais um ciclo de Teia D’Ideias

Ser senior

A Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva, realizou no passado dia 19 de Junho o IX e último episódio da série II do ciclo de debates “Teia D’Ideias”, que decorreu mais uma vez na Casa Manuel Teixeira Gomes em Portimão. A conversa desenrolou-se sobre o que é “Ser Sénior”, com a Teia D’Impulsos a desafiar os seus convidados a discutirem os desafios e oportunidades que os avós da nossa sociedade encontram quando se reformam e aparentemente deixam a vida ativa. A tertúlia iniciou-se pela questão evidente de que nos dias de hoje há muito mais pessoas em idade sénior e que apresentam capacidades que não se esgotam com a reforma ou com o atingir os 65 anos. As pessoas tendem a viver por mais tempo, a esperança média de vida tem vindo a aumentar e as mentalidades não estão a acompanhar esta evolução. A sociedade não se preparou convenientemente para acolher este envelhecimento, com o respeito, dignidade e reconhecimento que merece. A geriatria é uma disciplina que cada vez mais se deve afirmar na formação das pessoas para um maior e melhor acompanhamento dos seniores.

Nos nossos dias, é urgente promover o envelhecimento ativo, integrando as pessoas em primeiro lugar no seio das próprias famílias, como membros essenciais no acompanhamento dos mais novos, estimular a relação avós-netos com todos os benefícios que a experiência dos mais velhos pode ter na brincadeira das crianças. Depois é preciso criar estruturas sociais que evitem a solidão do idoso, quando a integração na família se encontra dificultada. Para além dos hábitos sociais que as pessoas devem criar e alimentar ao longo das suas vidas, há que criar condições físicas como os espaços de convívio e cultura, onde os seniores se encontrem e aproveitem para voltar à aprendizagem e à prática de actividades de lazer, cultura e mesmo desportivas, que substituam o “café e o banco do jardim”.

Este episódio da Teia D’Ideias, organizado pela associação Teia D’Impulsos, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e a Rádio Costa D’Oiro, teve ainda o apoio da Pastelaria Casa Inglesa e da Delta Cafés na realização do coffee-break, a quem manifestamos o nosso agradecimento pela colaboração. Terminada esta série II de debates, a Teia D’Ideias regressará em Outubro de 2013 para iniciar a série III.

Nota de Imprensa 23-2013