Procurar

Equipa portuguesa em 2º lugar no Mundial de Vela

"Sonhar com o ouro é legítimo"

A dupla portuguesa Guilherme Ribeiro e Pedro Câncio Reis conquistou, esta quarta-feira, a prata no Campeonato do Mundo de Vela, na classe adaptada RS Venture Connect, provando que “na vela adaptada Portugal está ao mais alto nível”.

A prova decorreu entre 11 a 16 de Agosto, nas águas de Haia, Países Baixos. Os atletas portugueses Guilherme Ribeiro, do Iate Clube Marina de Portimão, e Pedro Câncio Reis, do Clube Naval de Cascais, acompanhados pelo treinador Luís Brito, voltaram a subir ao pódio após a sua estreia em mundiais, o ano passado, em Omã, onde alcançaram o bronze.

Com cinco pontos de diferença, os franceses Ange Margaron e Olivier Ducruix sagraram-se campeões e o terceiro lugar foi entregue aos canadianos John McRoberts e Scott Lutes.

“A medalha de prata é como lutar e superar um objetivo há muito tempo traçado”

O trabalho desenvolvido pela Vela Solidária tem-se revelado de extrema importância para o desenvolvimento da vela adaptada em Portugal e para a obtenção de resultados de excelência no panorama mundial.

Em declarações à Agência Lusa, o velejador Guilherme Ribeiro afirma que esta nova conquista é o resultado tão esperado de um “trabalho árduo” e de “muitas horas de esforço na luta de sempre”. A dupla já sonha mais além: “Sonhar com o ouro é legítimo e vamos trabalhar para isso, uma etapa de cada vez.”

Pedro Câncio Reis acrescenta que “a medalha de prata é como lutar e superar um objetivo há muito tempo traçado. Uma das poucas medalhas que me falta ganhar é o Campeonato do Mundo e sinto que temos trabalhado e esforçado muito e estamos cada vez mais perto”.

Para o sucesso da dupla muito contribui a “sintonia” da equipa, embora exista ainda “muita coisa a melhorar”. Pedro Câncio Reis adianta que “antes das regatas estamos contentes e sempre a mandar piadas. Todo o peso da pressão inerente à competição é diluído e torna as coisas mais leves, sem tirar o foco”.

A representação portuguesa contou com o apoio da Teia D’Impulsos, Iate Clube Marina de Portimão, Associação Portuguesa da Classe Hansa, Federação Portuguesa de Vela, Associação Regional de Vela do Sul, Future Healthcare, World Sailing e do Município de Portimão.

contactos

FIQUE A PAR DE TODAS AS NOVIDADES

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER