No próximo dia 26 de Março, pelas 21.00 horas, realiza-se o quinto episódio da terceira série do ciclo de debates Teia D’Ideias. Este espaço mensal de discussão decorrerá na Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, e será dedicado ao tema “Família – A célula social está a ser devidamente apoiada?”.
Vinte anos passados do Ano Europeu da Família, o Parlamento Europeu decretou que 2014 seria o Ano Europeu da Conciliação entre a Vida Profissional e a Vida Familiar. Num contexto de crescentes exigências laborais, fruto da maior competitividade do mercado de trabalho e de uma Europa que vê crescer a sombra do desemprego, a vida familiar arrisca-se a ser colocada em segundo plano face à procura de condições materiais dignas. Eis um risco que traz sérios prejuízos à sociedade, ou não fosse a Família a sua célula primordial, o fundamento das gerações futuras. Unidade social e económica basilar, alicerce do indivíduo, escola de valores, salvaguarda de tradições e da vida em comunidade, a Família deve ser alvo de reflexão, em particular num momento de tão profundas transformações. Torna-se urgente pensar no seu papel na sociedade, quer no apoio às gerações mais jovens, cuja independência financeira tende a ser progressivamente adiada, quer na sua capacidade de assegurar às gerações mais velhas uma existência digna e um papel activo no funcionamento do próprio organismo familiar.
Para debater estas e outras questões, o Teia D’Ideias contará com um painel de convidados constituído por: Paula Braga (Grupo de Apoio à Família do Centro Hospitalar do Algarve), Alexandra Alexandre (Delegação Regional de Faro da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas), Maria Covas (Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações da Universidade do Algarve), Ana Vicente (Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Portimão) e Maria José Antunes (Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco). Nuno Vieira representará a Teia D’Impulsos e Nuno Silva moderará o debate.
A pausa para o café será abrilhantada com o apoio da Pastelaria A Casa da Isabel e pela Delta Cafés.