Fernando Nobre na Introdução ao Teia D’Ideias

A propósito da próxima sessão da Teia d’Ideias, dedicada ao tema “Voluntariado, um suporte social”, o Dr. Fernando Nobre recebeu a Carla Vieira, colaboradora do programa Impulso da Rádio Costa D’Oiro. Nesta entrevista, que decorreu na sede da AMI, o Dr. Fernando Nobre concedeu-nos o seu testemunho enquanto voluntário e presidente de uma Organização Não Governamental que, desde 1984, presta serviço no combate à pobreza, à fome e à exclusão social e na resposta a situações de crise e de emergência um pouco por todo o Mundo.
Num momento de mudança do paradigma social, em que as dificuldades económicas e os problemas humanitários participam mais de perto do nosso quotidiano, o voluntariado poderá desempenhar um papel-chave na construção de uma sociedade mais coesa, mais igualitária e, sobretudo, mais humana. O Dr. Fernando Nobre sublinhou como o voluntariado é uma oportunidade de formação cívica e de sensibilização dos cidadãos para os problemas da sociedade que integram. O voluntário revela-se um agente de mudança e de desenvolvimento, contribuindo activamente na resolução dos problemas da comunidade e no minorar das dificuldades dos que se encontram mais fragilizados. “Uma janela aberta de oportunidades e de soluções para a criação de uma sociedade socialmente mais activa” – assim define o Dr. Fernando Nobre o papel do voluntariado na actualidade e no futuro, rematando com um último apelo, o de envolvimento de todos nesta forma de cidadania activa.

Acompanha na íntegra esta entrevista que introduz o tema do próximo Teia D’Ideias de 18 de Janeiro no link abaixo identificado:
Entrevista de Fernando Nobre ao Impulso