fica

O projeto FICA – Férias Inclusivas para a Comunidade Algarvia, da Teia D’Impulsos, iniciou a meados de julho de 2018 em Portimão, procurando prestar um serviço de qualidade promovendo autonomia, inclusão social, qualidade de vida e bem-estar a todos os participantes, nomeadamente às pessoas em situação de desvantagem e/ou incapacidade, em articulação ativa com as famílias, amigos, voluntários e associados.

O FICA nasceu de várias vontades, de várias sensibilidades, multiplicando ambições, sorrisos, experiências e sobretudo alegria. FICA- Férias Inclusivas para a Comunidade Algarvia, é um espaço pedido por pais de crianças e jovens com deficiência, pensado por amigos e voluntários e possível pelo apoio da Câmara Municipal de Portimão e Escola Engenheiro Nuno Mergulhão e com o impulso da Associação Teia D’Impulsos.

Em abril de 2019, o FICA cresceu em parceira com a Câmara Municipal de Aljezur, permitindo criar umas férias diferentes para as crianças e jovens desse município.
Com o apoio e colaboração de todos os voluntários fundamentais para o sucesso do projeto, conseguimos dançar, fazer yoga e meditação, andar de barco, ir à praia e a piscina, fazer ginástica, e tantas outras coisas.
Este programa, para além do valor lúdico, desportivo e cultural, teve como objetivo principal um carácter social e pedagógico. Pretende preencher uma lacuna de organização e resposta social que se verifica na falta concepção de programas de férias especializados para as crianças e jovens com necessidades especiais.
Este espaço proporciona às crianças, jovens e suas famílias novas
experiências de vida, contacto com a natureza e integração na comunidade, promoção da autonomia e aumento da qualidade de vida.
Permite ainda, a partilha de experiências de vida, desenvolver de novas competências e consolidação de relações sociais importantes de entreajuda que se generalizam depois a outros contextos.
Este projeto tem vindo a ser sucesso a todos os níveis. Quer para os clientes, quer para as suas famílias, quer a para a equipa executora. Pelo o impacto que promoveu nos envolvidos e na comunidade.

O desafio será que mais Municípios e tutelas, repliquem e promovam iniciativas FICA, por todo o Algarve, por todo o País. Promovendo uma resposta diferenciadora, única, inovadora e necessária. Responsabilidade de todos nós enquanto comunidade.

Mais info:

últimas notícias

Portimão, 14 de setembro de 2021

Férias Inclusivas terminam mais um verão cheio de atividades especiais

As Férias Inclusivas para a Comunidade Algarvia (FICA) despediram-se, na sexta-feira passada, de mais um verão muito preenchido com atividades educativas e experiências novas que entreteram e contribuíram para o desenvolvimento e bem-estar de crianças e jovens com deficiência.

O projeto da Associação Teia D’Impulsos voltou a “instalar-se” na Escola Básica Eng. Nuno Mergulhão, em Portimão, onde, entre 26 de julho e 10 de setembro, decorreram a maior parte das atividades com estes jovens, entre trabalhos manuais, ginástica e dança, com a professora Ana Brito, e ainda houve tempo e espaço para dias de piscina e brincadeiras na água.

Este verão ficou marcado por dias especiais passados na Quinta Pedagógica de Portimão, promovendo o contacto terapêutico entre as crianças e os animais, a velejar com a Vela Solidária ou também em alto mar com a Seadolphins, manhãs de praia com o apoio da Junta de Freguesia de Alvor e uma refeição no McDonald’s que fez as delícias dos miúdos.

O Município de Monchique convidou o FICA a visitar as piscinas municipais e a experienciar o novo espaço sensorial Snoezelen, da Espiral de Vontades, que oferece vários estímulos (entre luzes, vibrações, aromas e música) que ajudam a trabalhar emoções e movimentos. Todas estas deslocações foram feitas com a Transol.

Um agradecimento especial à Sul Têmpera pelas t- shirts, posteriormente personalizadas com pinturas feitas pelas crianças, e à artista plástica Ana Bernardino Vieira, e à sua filha Clarinha, que desenharam as mochilas do FICA.

Ao longo de sete semanas, o FICA recebeu cerca de 23 crianças e jovens de diferentes idades e necessidades especiais. Com o bom trabalho da equipa de colaboradores e voluntários, as férias inclusivas foram, mais uma vez, bem sucedidas na sua missão de proporcionar bons momentos e experiências a jovens tão iguais a todos nós.

Os nossos parceiros

contactos

FIQUE A PAR DE TODAS AS NOVIDADES

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER