20-10-2021

Fundação Irene Rolo promove exposição fotográfica de moda inclusiva apoiada pela Rota Solidária

 

A Fundação Irene Rolo (FIR) e a Associação Baixa de Tavira promoveram, no mês de setembro, uma produção fotográfica de moda inclusiva, da qual resultou a exposição “Pontes para a Inclusão, que estará patente ao público de 18 a 25 de outubro, nas arcadas do Município de Tavira. Esta atividade é enquadrada no projeto “Comunicarte”, desenvolvido com o apoio da Rota Solidária o ano passado, no âmbito da Rota do Petisco, organizada pela Associação Teia D’Impulsos.

A referida produção, com a participação de diversas lojas de comércio local, contou com modelos com e sem deficiência fomentando para a sua inclusão social. “A moda enquanto retrato do nosso tempo, tem o dever de respeitar as diferenças. Ter pessoas fora dos padrões estéticos, que tanto foram impostos à sociedade, servindo de modelos fotográficos representa a afirmação da diversidade“, lê-se no comunicado da FIR.

“A Rota Solidária tem-se revelado uma excelente oportunidade para a concretização de pequenos projetos de transformação social”

Quem o diz é Pedro Fernandes, diretor técnico da FIR, explicando-nos que o Comunicarte tem como objetivos “promover o potencial artístico das pessoas com deficiência, o seu contacto com diferentes contextos culturais e sensibilizar a comunidade local para a problemática, quebrando estereótipos negativos“.

Este ano a FIR volta a ser uma das instituições sociais apoiada pela Rota do Petisco pelo que o valor do Passaporte, desta edição, contribuirá no seu caso para o projeto “Da serra ao mar“, através do qual se acredita que “o território pode funcionar como um espaço de aprendizagem e desenvolvimento de competências“, nomeadamente com atividades como vela adaptada e campo de férias em espaço rural.

contactos

FIQUE A PAR DE TODAS AS NOVIDADES

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER