A Teia D’Impulsos em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e a Rádio Costa D’Oiro realizou o segundo episódio da terceira série do ciclo de debates Teia D’Ideias na noite do passado dia 18 de Dezembro, no Teatro Municipal – TEMPO, em Portimão.
A temática em discussão e o respetivo painel de oradores convidados, fizeram prever maior adesão por parte do público em geral, pelo que desta vez o debate “mudou de casa” e recebeu cerca de 120 pessoas na confortável plateia do pequeno auditório do TEMPO.
A Teia D’Implusos esteve representada no painel por Carla Alfarrobinha. A moderação e dinâmica do debate de ideias estiveram mais uma vez a cargo de Nuno Silva, que promoveu uma conversa descontraída e cativante entre os 4 políticos que marcaram presença com o seu testemunho de “eleito”: Isilda Gomes – Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Francisco Martins – Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Rosa Palma – Presidente da Câmara Municipal de Silves e Rui André – Presidente da Câmara Municipal de Monchique.
A opinião foi unanime no que respeita a eventuais “pontes” a criar entre concelhos: para além de potenciar o que cada concelho tem de melhor, é importante poder partilhar esses bens e criar sinergias intermunicipais. Foi sublinhada a necessidade de criar projetos comuns e rentabilizar recursos; resolver problemas entre municípios e idealmente resolver problemas a nível regional.
Indo mais longe nos objetivos de trabalho intermunicipal, Francisco Martins defende ainda que é preciso ganhar força na gestão do barlavento algarvio e “à posteriori” ao nível de todo o algarve, com a criação de uma voz comum que defenda a região e que possa colocar em prática Planos Estratégicos existentes e que foram um investimento muito grande que não pode permanecer “na prateleira” como acontece até hoje.
Ainda sobre a necessária criação de laços entre municípios e a discussão e resolução conjunta de problemas comuns e idênticos, foi abordada a questão emergente do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio… aqui a Teia D’Impulsos também tem uma palavra a dizer: encontra-se já agendado o 3º episódio desta série da Teia D’Ideias que vai decorrer no dia 22 de Janeiro de 2013 e será subordinada ao tema “O Estado de Saúde do Barlavento Algarvio” – marque na sua agenda e não perca mais um debate que a todos diz respeito.