JornadasDoArade_Logo

jornadas do arade

O rio divide e comunica. Assim foi desde tempos imemoriais com o Arade, unindo a serra ao mar mas também distanciando margens. Portimão, Lagoa, Silves e Monchique partilham o rio e os seus afluentes, comungando de uma história e destinos comuns. A bacia do Arade emerge, assim, como uma sub-região com uma identidade geográfica, cultural, ecológica, social e económica própria.

Enquanto tal, a avaliação do presente e a projecção do futuro de cada um dos municípios que a constituem podem e devem ser feitas também em conjunto, reunindo sinergias em prol da busca de respostas aos desafios actuais.

As Jornadas do Arade levam à mesa o diálogo e a problematização de temáticas diversas e transversais que visem a promoção do desenvolvimento sócio-económico sustentado e a divulgação do património cultural e humano dos municípios de Portimão, Lagoa, Silves e Monchique. Conferências, cursos de curta duração e oficinas de trabalho, debates, comunicações livres e mesas-redondas dão corpo às Jornadas do Arade.

Contacto: [email protected]

arquivo

Portimão, 11 de Março de 2019

JORNADAS DO ARADE 2019 EM BALANÇO

Durante este fim-de-semana, os quatro municípios da Bacia do Arade voltaram a ser motivo de reflexão e inspiração para novas ideias durante as terceiras Jornadas do Arade, um espaço de debate promovido pela Associação Teia D’Impulsos. Novamente, o objectivo desta iniciativa foi convidar a um diagnóstico dos principais desafios com que os concelhos de Portimão, Lagoa, Silves e Monchique se deparam no presente e perspectivar soluções para um futuro mais sustentável e baseado numa visão de conjunto para esta sub-região do Algarve.

Foi com este intuito que as Jornadas arrancaram com a dinamização de quatro grupos de trabalho constituídos por alunos do curso profissional de Turismo Ambiental e Rural do IEFP, da Escola Secundária Poeta António Aleixo de Portimão e da Escola EB 2,3 de Monchique. Durante a manhã de sexta-feira, a troca de ideias em torno de quatro eixos temáticos (melhor educação e formação; valorizar e promover o património humano e natural; mais emprego e desenvolvimento económico; e promoção do desporto e atividade física) revelou-se profícua e as conclusões foram apresentadas no sábado, dando início aos trabalhos do segundo dia das Jornadas.

Os nossos parceiros

contactos

FIQUE A PAR DE TODAS AS NOVIDADES

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER