O Património no Teia D’Ideias

Teia Ideias Património 1

No passado dia 17 de Abril, a Casa Manuel Teixeira Gomes acolheu mais um Teia D’Ideias. O tema em discussão foi o Património Histórico de Portimão – Valorizar uma Herança. Para debater a necessidade de preservar e dar valor ao património local, o Teia D’Ideias contou, no painel de discussão, com José Gameiro (Museu Municipal de Portimão), José Ruivinho Brazão (APEOralidade – Associação de Pesquisa e Estudo da Oralidade), Maria da Graça Ventura (Instituto de Cultura Ibero-Atlântica) e Nuno Campos Inácio (editor e investigador).

As ideias sucederam-se e permitiram o esclarecimento do conceito de património. Primeiro, é algo dinâmico, que também se constrói no presente para o futuro. Valorizá-lo é dar identidade às populações. Exemplar é o caso do Museu Municipal que, como sublinhou José Gameiro, permitiu um olhar dos portimonenses sobre o seu passado e deu uma renovada auto-estima à comunidade. O mesmo acontece com a tradição oral. Segundo José Ruivinho Brazão, os provérbios são registos de histórias locais e reflectem a forma de pensar de uma comunidade.

Teia Ideias Património 2

Antes do intervalo do debate, a associação Teia D’Impulsos apresentou o projecto “Ler Portimão”, uma iniciativa que visa resgatar as memórias escondidas pelas ruas da cidade, conciliando o Passado com as potencialidades das novas tecnologias.
No final, o painel de convidados deixou algumas ideias para a grande questão: como valorizar o património de Portimão? Sublinhou-se, então, a necessidade do património ser pensado de uma forma estratégica e planificada, quer enquanto possibilidade de diversificação da oferta turística, quer como elemento identitário. Falou-se ainda da necessidade de valorizar as tradições vinculadas à relação entre cidade e o rio. O debate terminou com o reconhecimento do quanto é premente relacionar as áreas do turismo e da cultura, tal como criar vínculos entre as instituições e as entidades gestoras do património e a comunidade.

A Teia D’Impulsos agradece o apoio da Pastelaria Arade e da Delta Cafés na realização do coffee-break. Para o dia 15 de Maio de 2013, está já agendado o oitavo episódio da segunda série da Teia D’Ideias, subordinado ao tema “Turismo de saúde”.

Nota de Imprensa 14-2013