4.ª feira | 10 Maio

Se a memória não me falha… História Oral: metodologias e boas práticas

Colóquio

Horário: A partir 10h30

Local: Museu de Portimão

Concerto de abertura do FOrA

OrBlua

Oriundos do Algarve, os OrBlua caracterizam-se pela originalidade das composições e pelo carácter multi-instrumentista dos três elementos: Nuno Murta, Inês Graça e Carlos Norton. Conjugando tradição e contemporaneidade, trazem uma sonoridade que cheia a Algarve, a mar, a serra, a mediterrâneo, a europa, a mundo que recolhe cheiors, cores, histórias, memórias, paisagens e sonhos.

Local: Museu de Portimão

Horário: 21h30

5.ª feira | 11 Maio

Acção de formação

História Oral e Memória

Formador: Rui Aballe Vieira

Horário: 10h30-12h30

LocalEspaço Raiz

Inscrição gratuita

Acção de formação

Contadores de Histórias

Formador: Ana Machado

Horário: 17h00-20h00

LocalEspaço Raiz

Inscrição gratuita

A Escola D’Outros Tempos

TIPO – Teatro Infantil de Portimão

Avós e netos partilham histórias e experiências da escola, das brincadeiras e da vida na infância ao longo dos tempos. Como era a escola no tempo dos avós? Quais eram os brinquedos preferidos e como eram feitos? Que jogos faziam no recreio? Que matérias tinham de estudar? Estas e outras perguntas darão azo à conversa na sala de aula, numa iniciativa que visa incentivar o diálogo entre gerações.

Local: várias escolas de Portimão

Documentário

Documentar o Algarve Interior

Documentar o Algarve Interior é simultaneamente o nome do projecto e o mote para esta sessão que nos leva a relembrar algumas das tradições populares e práticas expressivas que ainda se mantêm vivas e fazem parte da memória e identidade colectiva do interior algarvio. Os conteúdos vídeo foram realizados em colaboração com realizadores locais entre 2010-2015. Esta iniciativa da associação Algarve Film Commission teve o apoio financeiro da PRODER e incidiu sobre os concelhos de Albufeira, Alcoutim, Castro Marim, Faro, Loulé, S. Brás de Alportel, Tavira e Vila Real de Santo António.

Horário: 21h30

LocalTeatro Municipal de Portimão | Pequeno auditório

6.ª feira | 12 Maio

No Fio da Memória

Odeceixe e Rogil estão no FOrA

Uma das novidades do FOrA 2017 é a presença da oralidade do Sudoeste. O Grupo Desportivo Odeceixece acolhe esta mostra das tradições das freguesias de Odeceixe e Rogil. Pés quebrados, lengalengas, trava-línguas, dizeres e expresssões populares, cantigas de trabalho, e muito mais chegam ao FOrA numa iniciativa organizada pelo projecto Entrelaçar, uma parceria entre a Câmara Municipal de Aljezur e a Associação Tertúlia.

Horário: 18ho0

Local: Grupo Desportivo Odeceixense

O que dizer sobre o Portimonense? Memórias de um clube da terra

Tertúlia

Um clube faz-se de memórias. Dos jogadores que deram títulos ao clube, dos adeptos que inflamaram de ânimo a equipa, dos dirigentes que tornaram possível mais de um século de vida desportiva. Porque também há uma história oral do desporto e essa é igualmente uma marca identitária da cidade, temos de falar do Portimonense. E todos estão convidados a aparecer e a partilhar as suas memórias.

Horário: 21h30

Local: Casa Manuel Teixeira Gomes

Sábado | 13 Maio

O Aleixo vai ao Mercado

Performance de poesia

É hora de homenagearmos António Aleixo, o grande poeta popular algarvio. No sábado de manhã, ele vai levantar-se cedo para encher de versos o Mercado Municipal de Portimão. Entre um quilo de maçãs e três carapaus, escute com atenção estas pérolas do saber do povo.

Iniciativa dinamizada pelo TIPO – Teatro Infantil de Portimão.

Horário: durante a manhã

Local: Mercado Municipal de Portimão

O Aleixo vai à Baixa

Performance de poesia

Comprados os frescos e pagos com poesia, Aleixo veste o melhor fato e segue até à Baixa de Portimão. Versejando com arte, nada escapa ao olhar mordaz do poeta popular, atento à azáfama da cidade. Se um estranho lhe oferecer uma quadra, isso é Aleixo.

Iniciativa dinamizada pelo TIPO – Teatro Infantil de Portimão.

Horário: a partir das 15h30

Local: Centro de Portimão

Novas Ideias para o Património Cultural Imaterial

Uma conversa sobre património

O património não é algo que ficou fechado no passado. Numa sociedade em que a tecnologia desempenha um papel primordial, lançando novos desafios e criando públicos com diferentes exigências, vale a pena pensar de que forma é possível sensibilizar a população para as questões patrimoniais de forma criativa e cativante. Duas jovens investigadoras, Nélia Olival e Andreia Pintassilgo, irão partilhar ideias frescas para a promoção e preservação do Património Cultural Imaterial.

Horário: 15h30

Local: Teatro Municipal de Portimão | Café-Concerto

Catálogo dos Contos Tradicionais Portugueses

Apresentação do livro

Paulo Jorge Correia e Isabel Cardigos partilham a sua experiência na recolha e composição deste catálogo que é o resultado de anos de pesquisa no campo da literatura oral portuguesa. Esta é uma edição da Afrontamento e do Centro de Estudos Ataíde de Oliveira. 

Horário: 16h15

Local: Teatro Municipal de Portimão | Café-Concerto

Histórias de Sal

Sessão de contos

Ana Machado, do Teatro Experimental de Lagos, vai contar-nos uma história. Mais do que uma, aliás. Serão de encantar? Terão seres míticos e valerosos heróis? Como será o fim? Mas quereremos nós que acabe? Sabemos uma coisa: serão histórias com sabor a sal, o tempero da memória do Algarve, cheia de mar e de horizontes inalcançáveis.

Horário: 17h00

Local: Teatro Municipal de Portimão | Café-Concerto

Canto Renascido

Música tradicional

As melodias e letras do cancioneiro tradicional português chegam à Casa Manuel Teixeira Gomes orientadas pela batuta do Maestro António Vinagre. O grupo Canto Renascido traz-nos o som de um Algarve que é preciso recordar.

Horário: 18h00

Local: Casa Manuel Teixeira Gomes

Batalha de Sotaques

Dário Guerreiro e convidados

Má que jête, mó? As diferentes nuances e variantes locais do sotaque algarvio vão ser postas à prova. Prepare-se para descobrir qual o sotaque dos sotaques. Será da costa? Ou será da serra? Do Barlavento ou do Sotavento? Apareça e diga da sua justiça.

Horário: 18h30

Local: Casa Manuel Teixeira Gomes

Baile FOrA

Pedro Silva e Marcelo Rio

E para finalizar a noite de sábado, nada melhor do que dar corda aos sapatos e aventurar-se na pista. As vozes e acordeões de Pedro Silva e Marcelo Rio prometem muita animação.

Horário: 22h00

Local: Clube União Portimenense

entretanto em Alvor…

Oficina do Estendal

Contribua com o seu saber e venha pendurar aquele dizer. Oficina direccionada para avós e netos. Queremos que os netos perguntem aos avós acerca daqueles dizeres e modos de falar do povo que aos poucos deixámos de ouvir nas ruas.

Integrado nas comemorações do 5.º aniversário da associação ALVORecer

Horário: 16h00

Local: Castelo de Alvor

Estórias do Nosso Povo

Como noutros tempos… Vamos passar o serão ouvindo estórias que nos irão fazer rir, imaginar, suspeitar, e algumas assustar… estórias de encantamento e criaturas fantásticas.

Integrado nas comemorações do 5.º aniversário da associação ALVORecer

Horário: 21h30

Local: Castelo de Alvor

Domingo | 14 Maio

O FOrA vai à Bola

Integrado no jogo Portimonense-Olhanense e na iniciativa À Bola para Ajudar.

Venha descobrir em campo a verdadeira oralidade desportiva. Durante 90 minutos, fique atento às “trocas de galhardetes” típicas de um histórico dérbi algarvio. Aproveite e seja solidário. Ao entregar bens alimentares e/ou produtos de higiene para crianças e bebés, destinados a instituições de solidariedade social, terá direito a um bilhete para o jogo.

Horário: 11h15

Local: Estádio do Portimonense

FOrA em Festa

Nada como terminar o FOrA com uma festa de arromba. O que temos? Música, gastronomia típica de Monchique, muita animação e… uma Oficina de Danças Tradicionais dinamizada por Mariana Correia. Aprenda os passos certos para uma tarde de pura diversão.

Horário: 16h00

Local: Espaço Raiz