TDI » Projetos » Formação, Educação e Cidadania » Teia d’ideias
O Teia D’Ideias é um projeto que faz parte do CAIC – Cidadania Ativa e Intervenção Cívica – cujo grande objetivo é cimentar o papel que a Teia D’Impulsos desempenha na sociedade local e regional como promotora da cidadania ativa e impulsionadora da discussão e reflexão sobre as mais diversas temáticas de interesse regional.
Esta iniciativa tem como objetivo o desenvolvimento social, económico e cultural do território da Bacia do Arade. Nesta Teia D’Ideias manifesta-se a preocupação em acompanhar as mais diversas temáticas que marcam a atualidade regional, sendo foco de discussão e reflexão.
O formato do projeto é aberto e flexível consistindo na realização de uma tertúlia, uma mesa-redonda, uma controvérsia de prós e contras, ou então, no formato de uma conferência.
O local de realização destas iniciativas será rotativo pelos concelhos da Bacia do Arade: Portimão, Lagoa, Silves e Monchique.
Portimão, 16 de Fevereiro de 2024
Os oradores convidados na segunda tertúlia deste Teia d’Ideias foram o cidadão Ronaldo dos Santos, que partilhou o seu testemunho enquanto imigrante brasileiro a residir em Portimão; Ludmila Moghilevscaia, presidente do C.A.P.E.L.A. – Centro de Apoio à População de Leste e Amigos; e Patrícia Pires, coordenadora do projeto Tavira Integra+ da Fundação Irene Rolo (FIR).
Portimão, 26 de Janeiro de 2024
Com casa cheia, a conversa recaiu sobre o “Envelhecimento e Saúde Mental”.
As comemorações dos 50 anos do 25 de abril já começaram na cidade de Portimão com a primeira tertúlia dedicada a um tema da atualidade e a sua reflexão para os próximos 50 anos. No encontro de estreia estiveram à conversa Maria do Carmo Cruz, coordenadora de Saúde Mental da Região do Algarve do CHUA; Luísa Martins, presidente da Espiral de Vontades, e Iola Fernandes, diretora da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim.
A médica psiquiatra Maria do Carmo Cruz definiu envelhecimento enquanto “processo contínuo de modificação do organismo físico e psicológico” e saúde mental como “o bem que vem muito além da ausência de doença” existindo quando “uma pessoa consegue aproveitar todas as suas capacidades para funcionar a nível social, familiar e profissional, e ser capaz de enfrentar as situações de stress do dia a dia”.
No dia 5 de Dezembro a Teia D’Impulsos organizou um Teia D’Ideias especial comemorativo pelo Dia da Cidade de Portimão, que se aproxima. O presidente da Associação, e moderador desta conversa, Luís Brito, deixa-nos o resumo de um encontro que tantas e importantes reflexões trouxe para o futuro da nossa cidade.
A poucos dias do início do ano em que serão comemorados os 50 anos sobre a instalação da democracia em Portugal e os 100 anos de elevação de Portimão a cidade, a Teia D’Impulsos promoveu um debate sobre o tema Portimão, uma cidade em construção.
A Associação Teia D’Impulsos retoma em 2022, em formato híbrido, as suas já familiares tertúlias Teia D’Ideias que, divididas em cinco episódios, entre março e maio, vão percorrer quatro municípios – Portimão, Monchique, Lagoa e Silves – para refletir sobre as Terras do Arade e como “Valorizar o Património” nas suas mais diversas vertentes, entre natureza, cultura e gastronomia.
Os cinco Teia D’Ideias culminam nas Jornadas do Arade, de 13 a 15 de maio, no Auditório do Museu de Portimão, cujo foco incide no desenvolvimento social, económico e cultural do território da Bacia do Arade.
Portimão, 07 de Março de 2022
O 1.º episódio decorreu no dia 10 de Março, pelas 21h00, no Cafe-na-Ria na Zona Ribeirinha de Alvor. O primeiro tema a ser alvo de reflexão é o “Património Natural das Terras do Arade” e os desafios que se colocam à sua sustentabilidade. À conversa juntamos Paulo Martins, fundador da empresa de trekking Algarve Selvagem, e Marcial Felgueiras, diretor executivo d’ A ROCHA Portugal, organização de conservação do ambiente, e Pedro Valadas Monteiro, diretor da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP). A moderação estará a cargo de Elisabete Rodrigues, diretora do jornal Sul Informação.
O evento é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia, e no final haverá um beberete com o apoio da Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA). O 1.º Teia D’Ideias conta, assim, com a parceria do Município de Portimão e da Junta de Freguesia de Alvor.
Portimão, 23 de Março de 2022
A próxima tertúlia da série Teia D’Ideias chega já no próximo dia 24 de Março ao Município de Lagoa para, numa conversa intimista, perceber qual o papel do Turismo de Natureza na revitalização de territórios de baixa densidade, nomeadamente, nas Terras do Arade.
Após um primeiro episódio bem sucedido em Alvor, sobre Património Natural e Sustentabilidade, a associação organizadora Teia D’Impulsos leva o próximo tema sobre “Valorizar o Património”, pelas 21h00, até ao Centro Cultural Convento de São José.
Nesta conversa estarão reunidos a Vice Presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), Fátima Catarina; João Ministro, Diretor da Proactivetur e Fundador da Cooperativa QRER e Aura Fraga, Presidente da Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste.
A moderação de toda a conversa será feita pela Diretora do Sul Informação, a jornalista Elisabete Rodrigues, e no final haverá um beberete patrocinado pelos Vinhos do Algarve. Este é um evento aberto ao público, sem ser necessária qualquer inscrição.
Portimão, 06 de abril de 2022
Chegados ao3.º episódio da série de tertúlias Teia D’Ideias, o assunto é a Gastronomia e o seu papel, cada vez mais premente, na valorização do Património, nomeadamente, dos municípios da Bacia do Arade.
Mas, afinal, a que sabe o Arade?
Para desvendar este sabor contaremos com um leque de oradores, conhecedores do território e conceituados na área da gastronomia e dos vinhos, entre os quais, Rosa Palma, presidente do Município de Silves; Óscar Cabral, chef, docente e consultor gastronómico, responsável pelas 1.ªs Jornadas de Gastronomia de Portimão; Sara Silva, presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA) e Aníbal Neto, consultor vitícola/agrícola e coordenador da Rota dos Vinhos do Algarve.
A moderar as intervenções estará Elisabete Rodrigues, diretora do jornal Sul Informação.
A seguir à conversa, teremos o habitual momento de convívio entre convidados e público, um beberete com o apoio dos Vinhos do Algarve – desta vez, com os vinhos da Adega do Convento do Paraíso – e para acompanhar uns petiscos da Conserveira do Arade – Saboreal.
Portimão, 13 de abril de 2022
Falou-se sobre desafios à sustentabilidade, turismo de natureza e património gastronómico, numa “viagem” pelos territórios da Bacia do rio Arade. O Teia D’Ideias prepara-se agora para “olhar” para a sua Foz, em busca de uma visão sustentável, integrada e de desenvolvimento económico e social.
A Associação Cultural e Desportiva (ACD) de Ferragudo foi o local escolhido para receber a 4.ª tertúlia da Teia D’Impulsos, no próximo dia 21 de Abril, pelas 21h00. Será um momento de partilha de conhecimento e experiências, entre convidados de honra que aceitaram este desafio.
Luís Encarnação, presidente do Município de Lagoa; Marina Correia, diretora da Marina de Portimão e Luís Bentes, investigador do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve (UAlg) e um dos autores do Livro “Biodiversidade do Estuário do Rio Arade”. O presidente da Junta de Freguesia de Ferragudo, Luís Alberto, também marcará presença, assim como Telma Brazona, em representação da ACD de Ferragudo.
No fim de mais uma boa conversa, com a moderação do jornal Sul Informação, haverá um momento de convívio entre os oradores e os presentes, com o apoio da V5 Petiscaria & Bar e, uma vez mais, dos Vinhos do Algarve. Sem necessidade de inscrição prévia, basta aparecer e desfrutar de mais um evento sobre “Valorizar o Património” que lança o repto para as Jornadas do Arade, a decorrer entre 13 e 15 de Maio, no Museu de Portimão.
Portimão, 13 de abril de 2022
Chegamos ao último Teia D’Ideias deste ano, terminando então a série de tertúlias que antecedem o tão esperado evento das 4.ªs Jornadas do Arade, sobre “Valorizar o Património”, entre 13 e 15 de Maio, no Auditório do Museu de Portimão.
Para refletir acerca da “Identidade Cultural das Terras do Arade”, conhecendo-a um pouco melhor e conseguindo defini-la, viajamos até Monchique no próximo dia 5 de Maio. Pelas 21h00, estaremos à sua espera na Junta de Freguesia da vila com convidados de honra que se juntam a nós para concretizar este objetivo.
Dá-nos as boas vindas José Silva, Presidente da Freguesia, e a ele juntar-se-á Isabel Soares, Chefe de Divisão de Museus, Património e Arquivo Histórico do Museu de Portimão, Ana Ramos e António Pereira, Investigadores do Museu de Portimão e Vera Freitas, Arqueóloga do Museu de Portimão. Elisabete Rodrigues, diretora do jornal Sul Informação, guia uma vez mais esta conversa.
No final, convidamos todos os presentes a saborear doces típicos e melosa de Monchique com a cortesia do Segredos, Saberes e Sabores, e a acompanhar os belos Vinhos do Algarve que foram presença assídua em todas as tertúlias – desta vez, com os vinhos do Sul Composto.
Não perca a oportunidade de participar neste Teia D’Ideias, sem necessidade de inscrição prévia. Até breve! Encontramo-nos nas Jornadas do Arade.
SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER