Resposta do Movimento Associativo à COVID-19

O projeto ReMAC-19 – Resposta do Movimento Associativo à COVID-19 – é um projeto da Associação Teia D’Impulsos, integrado na sua Unidade Funcional zCidadania Activa & Intervenção Cívica (CAIC), que nasceu da necessidade de cooperação entre as associações portimonenses, de forma, a melhor enfrentar os desafios e as dificuldades da actual situação pandémica, que em muito condicionam o cumprimento das suas missões. O propósito do ReMAC-19 é, então, o de caracterizar a situação actual do 3º Sector em Portimão e estruturar um mecanismo de apoio à retoma da actividade habitual das associações no município de Portimão.

A 1ª fase deste projecto foi a elaboração de um questionário que foi enviado por correio electrónico a todas as associações do concelho de Portimão, no qual mais de 70 associações participaram expressando a sua opinião. Após a análise do mesmo, foi enviado um relatório com os resultados e discutidas as suas conclusões com as várias associações participantes.

A 2ª fase do projecto está actualmente em fase de implementação e engloba as seguintes vertentes: Elaboração de um Manual de Boas Práticas em situação de contingência que apoie as associações a retomar as suas actividades com orientações específicas em função do tipo de actividade; disponibilização de um Plano de Formação dirigido às necessidades de formação identificadas pelas associações e a criação de uma estrutura de apoio designada por Plataforma de Resposta do Associativismo à COVID-19 (PRAC).

Esta Plataforma conta com a parceria das seguintes entidades/especialistas: Câmara Municipal de Portimão; Fundação Manuel Violante – entidade responsável pela formação; Consultadoria na área da Saúde – Dr. Nuno Vieira e Dr. Ricardo Louro, Consultadoria em contabilidade – Dra. Ana Rodrigues; Consultadoria em Direito Administrativo – Dr. Francisco Ferreira; e Consultoria em seguros – Dr. Joaquim Baptista, Azimute Seguros. Porém, pretende-se ainda angariar mais parcerias que sejam uma mais-valia para os serviços disponibilizados ao movimento associativo portimonense.

Em relação ao Plano de Formação, da responsabilidade da Fundação Manuel Violante, decorrerão em formato virtual e serão disponibilizadas de forma gratuita a todas as associações interessadas que se pretendam inscrever. As formações vão começar já este mês de junho, sendo a 1ª sobre “Gestão Eficiente de Recursos” e a
2ª em julho sobre “Comunicação Externa e Angariação de Fundos”. As próximas temáticas serão divulgadas em breve, prosseguindo este plano de formação no próximo mês de setembro.

A Associação Teia D’Impulsos pretende, assim, a criação de sinergias entre as associações para a implementação de projetos cooperativos que beneficiem as mesmas nos seus esforços para apoiar a comunidade portimonense. Desta forma, com o intuito de promover o trabalho desenvolvido pelo movimento associativo portimonense nas suas diversas áreas de intervenção, encontra-se já programada a realização de uma Feira do Associativismo de Portimão nos dias 5 e 6 de setembro no Jardim 1º de Dezembro. Esta iniciativa conta desde já com a co-organização do Município de Portimão, sendo que será fundamental a participação de uma associação de cada grande área de intervenção (Social, Cultural, Desportiva, Ambiental) na organização desta exposição.