“Segurança em Portimão – Uma garantia de desenvolvimento” foi o mote que motivou o debate de ideias na Casa Manuel Teixeira Gomes na noite de 9 de Novembro.
O 2º Episódio da Teia D’Ideias, em mais uma iniciativa da Teia D’Impulsos, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão, a Rádio Costa D’Oiro e a ETIC Algarve, levou os Portimonenses a reflectir acerca dos problemas de insegurança da cidade, com o apoio de um painel onde marcaram presença representantes das diversas forças de segurança com actividade no município.
Com a moderação de Nuno Silva, o painel constituído pela Dra. Francisca Neves (Procuradora da República no Tribunal de Família e Menores de Portimão), pelo Dr. Luís Mota Carmo (Director da Polícia Judiciária do Algarve), pelo Comissário Carlos Pinto (Comissário do Comando da Divisão Policial de Portimão), pelo Capitão Carlos Bengala (Comandante do Destacamento Territorial de Portimão da GNR), pela Dra. Isa Gomes (Coordenadora da Equipa de Reinserção Social do Algarve) e pelo Dr. Rogério Gonçalves (Inspector-Adjunto Principal do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Delegação de Portimão), começaram por efectuar o retrato actual desta problemática a nível local, salientando o papel que cada uma das forças de segurança que representam desempenha no assegurar do direito à Segurança a todos os cidadãos.
Entre os temas abordados salienta-se a importância do policiamento de proximidade, o projecto de videovigilância em Portimão e as suas potencialidades, a intervenção nas bolsas de insegurança identificadas na cidade ou o papel do cidadão na denúncia da criminalidade.
O 2º episódio da Teia D’Ideias estará em destaque nas edições de 10/11 e de 17/11 do programa “Impulso” onde será transmitido na íntegra, na Rádio Costa D’Oiro (106.5 FM) à Quinta-feira entre as 20h e as 22h.