O Teia D’Ideias é um projeto que faz parte do CAIC – Cidadania Ativa e Intervenção Cívica –  cujo grande objetivo é cimentar o papel que a Teia D’Impulsos desempenha na sociedade local e regional como promotora da cidadania ativa e impulsionadora da discussão e reflexão sobre as mais diversas temáticas de interesse regional.

Esta iniciativa funciona como um prolongamento das Jornadas do Arade ao longo do ano onde o foco incide no desenvolvimento social, económico e cultural do território da Bacia do Arade. Nesta Teia D’Ideias manifesta-se a preocupação em acompanhar as mais diversas temáticas que marquem a atualidade regional e que sejam foco de discussão e reflexão.

O formato do projeto é aberto e flexível consistindo na realização de uma tertúlia, uma mesa-redonda, uma controvérsia de prós e contras, ou então, no formato de uma conferência.

O local de realização destas iniciativas será rotativo pelos 4 concelhos da Bacia do Arade, que são o grande foco de atuação do CAIC.

As tertúlias estão de volta!

Teia D’Ideias percorrem Terras do Arade para descobrir como “Valorizar o Património”

A Associação Teia D’Impulsos retoma em 2022, em formato híbrido, as suas já familiares tertúlias Teia D’Ideias que, divididas em cinco episódios, entre março e maio, vão percorrer quatro municípios – Portimão, Monchique, Lagoa e Silves – para refletir sobre as Terras do Arade e como “Valorizar o Património” nas suas mais diversas vertentes, entre natureza, cultura e gastronomia.

Os cinco Teia D’Ideias culminam nas Jornadas do Arade, de 13 a 15 de maio, no Auditório do Museu de Portimão, cujo foco incide no desenvolvimento social, económico e cultural do território da Bacia do Arade.



5.º Episódios

Portimão, 07 de Março de 2022

Primeiro encontro sobre Natureza e Sustentabilidade

O 1.º episódio decorreu no dia 10 de Março, pelas 21h00, no Cafe-na-Ria na Zona Ribeirinha de Alvor. O primeiro tema a ser alvo de reflexão é o “Património Natural das Terras do Arade” e os desafios que se colocam à sua sustentabilidade. À conversa juntamos Paulo Martins, fundador da empresa de trekking Algarve Selvagem, e Marcial Felgueiras, diretor executivo d’ A ROCHA Portugal, organização de conservação do ambiente, e Pedro Valadas Monteiro, diretor da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP). A moderação estará a cargo de Elisabete Rodrigues, diretora do jornal Sul Informação.

O evento é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia, e no final haverá um beberete com o apoio da Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA). O 1.º Teia D’Ideias conta, assim, com a parceria do Município de Portimão e da Junta de Freguesia de Alvor.

Portimão, 23 de Março de 2022

TEIA D’IDEIAS CHEGA A LAGOA PARA REFLETIR COMO PODE O TURISMO DE NATUREZA REVITALIZAR TERRITÓRIOS DE BAIXA DENSIDADE

A próxima tertúlia da série Teia D’Ideias chega já no próximo dia 24 de Março ao Município de Lagoa para, numa conversa intimista, perceber qual o papel do Turismo de Natureza na revitalização de territórios de baixa densidade, nomeadamente, nas Terras do Arade. 

Após um primeiro episódio bem sucedido em Alvor, sobre Património Natural e Sustentabilidade, a associação organizadora Teia D’Impulsos leva o próximo tema sobre “Valorizar o Património”, pelas 21h00, até ao Centro Cultural Convento de São José. 

Nesta conversa estarão reunidos a Vice Presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), Fátima CatarinaJoão Ministro, Diretor da Proactivetur e Fundador da Cooperativa QRER Aura Fraga, Presidente da Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste. 

A moderação de toda a conversa será feita pela Diretora do Sul Informação, a jornalista Elisabete Rodrigues, e no final haverá um beberete patrocinado pelos Vinhos do Algarve. Este é um evento aberto ao público, sem ser necessária qualquer inscrição. 

Portimão, 06 de abril de 2022

A que sabe o Arade? O Teia D'Ideias responde a partir de uma tertúlia gastronómica

Chegados ao3.º episódio da série de tertúlias Teia D’Ideias, o assunto é a Gastronomia e o seu papel, cada vez mais premente, na valorização do Património, nomeadamente, dos municípios da Bacia do Arade. 

Mas, afinal, a que sabe o Arade?

Para desvendar este sabor contaremos com um leque de oradores, conhecedores do território e conceituados na área da gastronomia e dos vinhos, entre os quais, Rosa Palma, presidente do Município de Silves; Óscar Cabral, chef, docente e consultor gastronómico, responsável pelas 1.ªs Jornadas de Gastronomia de Portimão; Sara Silva, presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA) e Aníbal Neto, consultor vitícola/agrícola e coordenador da Rota dos Vinhos do Algarve. 

A moderar as intervenções estará Elisabete Rodrigues, diretora do jornal Sul Informação. 

A seguir à conversa, teremos o habitual momento de convívio entre convidados e público, um beberete com o apoio dos Vinhos do Algarve – desta vez, com os vinhos da Adega do Convento do Paraíso – e para acompanhar uns petiscos da Conserveira do Arade – Saboreal.

Portimão, 13 de Abril de 2022

Teia D’Ideias promete "Olhar para a Foz do Arade" com vista ao desenvolvimento

Falou-se sobre desafios à sustentabilidade, turismo de natureza e património gastronómico, numa “viagem” pelos territórios da Bacia do rio Arade. O Teia D’Ideias prepara-se agora para “olhar” para a sua Foz, em busca de uma visão sustentável, integrada e de desenvolvimento económico e social. 

A Associação Cultural e Desportiva (ACD) de Ferragudo foi o local escolhido para receber a 4.ª tertúlia da Teia D’Impulsos, no próximo dia 21 de Abril, pelas 21h00. Será um momento de partilha de conhecimento e experiências, entre convidados de honra que aceitaram este desafio. 

Luís Encarnação, presidente do Município de Lagoa; Marina Correia, diretora da Marina de Portimão e Luís Bentes, investigador do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve (UAlg) e um dos autores do Livro “Biodiversidade do Estuário do Rio Arade”. O presidente da Junta de Freguesia de Ferragudo, Luís Alberto, também marcará presença, assim como Telma Brazona, em representação da ACD de Ferragudo. 

No fim de mais uma boa conversa, com a moderação do jornal Sul Informação, haverá um momento de convívio entre os oradores e os presentes, com o apoio da V5 Petiscaria & Bar e, uma vez mais, dos Vinhos do Algarve. Sem necessidade de inscrição prévia, basta aparecer e desfrutar de mais um evento sobre “Valorizar o Património” que lança o repto para as Jornadas do Arade, a decorrer entre 13 e 15 de Maio, no Museu de Portimão.

contactos

FIQUE A PAR DE TODAS AS NOVIDADES

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER