Uma revolução de cidadania, precisa-se!

Cartaz 25 abril

As Conversas sobre Cidadania prosseguem com “Uma Revolução de Cidadania, Precisa-se!” com a participação de José Alberto Quaresma. Esta Conversa, que vai decorrer no próximo dia 23 de Abril pelas 21h30 na Casa Manuel Teixeira Gomes, encontra-se integrada no programa das comemorações do 25 de Abril em Portimão.
O desafio colocado ao conferencista convidado passa pela tentativa de traçar um paralelismo entre a participação dos cidadãos nos tempos do 25 de Abril de 74 com a que se vive actualmente, reflectindo sobre as causas que tornam actualmente os cidadão menos interessados na participação activa na sociedade.

José Alberto Quaresma nasceu em Portimão. Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Fez estudos de pós-graduação na Universidade de Paris – Sorbonne (Paris IV), em História Moderna e Contemporânea. Doutorando na área da História das Mentalidades, sob a direcção de Jean Delumeau, do Collège de France, cuja dissertação ainda não concluiu.
Foi professor do Quadro de Nomeação Definitiva da Escola Secundária Poeta António Aleixo, em Portimão. Foi formador de Educadores de Infância e Professores do Primeiro, Segundo e Terceiro Ciclos e do Ensino Secundário no domínio da História, História das Mentalidades, História das Mentalidades Religiosas, Formação Cívica, Desenvolvimento Pessoal e Social.
Foi fundador do Instituto de Cultura Ibero-Atlântica, tendo pertencido à primeira direcção, presidida por António Borges Coelho.
Tem publicado artigos em revistas científicas. E apresentado múltiplas comunicações e publicado artigos, em revistas da especialidade, sobre História, História da Mentalidades, Sociedade e Sistema Educativo.
Tem, como cronista e colunista, colaboração dispersa por vários jornais e revistas nacionais, nomeadamente Público, Expresso, O Independente, Correio da Manhã. Foi cronista da revista Domingo Magazine.
Foi co-autor, juntamente com o jornalista José Júdice, do guião do programa «Abrir Abril – O Chegar da Liberdade», comemorativo dos 25 anos do 25 de Abril, realizado por António Escudeiro para a RTP e Instituto Camões.
Foi comissário para as Comemorações Nacionais do 150º Aniversário de Manuel Teixeira-Gomes, em 2010.

contactos

FIQUE A PAR DE TODAS AS NOVIDADES

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER