A Vela Solidária é um projeto que nasceu em 2011, na Associação Teia D’Impulsos, para proporcionar a prática de vela adaptada a crianças, jovens e adultos com diversidade funcional, independentemente das suas limitações físicas e/ou cognitivas. Desde então que mantém atividades regulares para este público-alvo com as escolas e instituições solidárias.

A prática da vela é uma ferramenta facilitadora para elevar os níveis de socialização, tolerância, auto estima e comunicação dos seus beneficiários, contribuindo para a construção de objetivos de vida mais realistas e concretos, sobretudo no caso dos jovens. É ainda uma excelente ferramenta na valorização da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência, para além de elevar a mobilidade e autonomia bem como, desempenhar um papel de relevância na estimulação cognitiva.

Mais info:

Através da sua Escola de Vela Adaptada tem treinado e levado diversos velejadores a competir tanto em provas nacionais como internacionais. Aliás, os atletas Guilherme Ribeiro e Pedro Câncio Reis sagraram-se vice-campeões do mundo da classe adaptada RS Venture Connect.

Através da Academia Júnior de Vela Inclusiva, em parceria com o grupo Carby (do setor automóvel), pretende-se ainda desenvolver competências entre pessoas com e sem diversidade funcional, promovendo a inclusão.

Uma iniciativa mais recente, no seio do projeto Vela Solidária e vencedora do Prémio Municipal de Voluntariado, é o Navegar pela Mente que possibilita aos utentes do Hospital de Dia de Psiquiatria e Reabilitação do CHUA – Portimão a prática de vela enquanto ferramenta no seu processo de reabilitação.

Entre 12 e 21 de Outubro de 2023, a Marina de Portimão acolheu o Hansa Worlds Portimão Championship. O Campeonato Mundial de Vela Adaptada a decorrer pela primeira vez em Portugal e organizado pelo Iate Clube Marina de Portimão e pela Vela Solidária.

Este evento desportivo destina-se a atletas de vela adaptada, com diferentes graus de diversidade funcional, e em 2023 recebemos 215 velejadores oriundos de 17 países, registando a maior participação de sempre num mundial desta modalidade. A representar Portugal estiveram 19 atletas de seis clubes de Portugal Continental e ilhas.

Cerca de 100 pessoas acompanharam os atletas, entre treinadores e comitivas, e no total foram 70 parceiros e 90 voluntários que nos ajudaram na logística e organização de toda a competição. O Campeonato Mundial de Vela Adaptada assumiu, sem dúvida, um papel fulcral na inclusão social e no desporto para todos em Portimão e em Portugal.

Competição Classe Hansa

Competição Cruzeiros

Ação Social

Os nossos parceiros

A Vela Solidária é um projecto que tenta, na sua essência, valorizar a vida de todas as pessoas que nele participam através da práctica regular de um desporto – e toda a disciplina que isso envolve -, e que, estendendo uma mão amiga, é capaz de contribuir para o desenvolvimento de jovens, assim como acrescentar valor à vida de pessoas portadoras de deficiência.

A missão de quebrar o elitismo desportivo da vela e contribuir para uma melhor integração social, com base na prática regular de vela continua a ser o nosso grande alicerce e assim, desde 2011, temos vindo a aumentar a nossa resposta quer em instituições beneficiárias quer em beneficiários directos.
No último ano, a Vela Solidária expandiu-se, tendo já estabelecido 4 pólos no país inteiro – Lisboa, Porto, Lagos e Portimão.

Agora a Vela Solidária foi inscrita no mais recente concurso da FAVO Studio, o “Anima-te!”

Votem na Vela Solidária, para Rumarmos a Um Futuro Melhor!

Podem votar aqui