O rio divide e comunica. Assim foi desde tempos imemoriais com o Arade, unindo a serra ao mar mas também distanciando margens. Portimão, Lagoa, Silves e Monchique partilham o rio e os seus afluentes, comungando de uma história e destinos comuns. A bacia do Arade emerge, assim, como uma sub-região com uma identidade geográfica, cultural, ecológica, social e económica própria.

Enquanto tal, a avaliação do presente e a projeção do futuro de cada um dos municípios que a constituem podem e devem ser feitas também em conjunto, reunindo sinergias em prol da busca de respostas aos desafios atuais.

As Jornadas do Arade levam à mesa o diálogo e a problematização de temáticas diversas e transversais que visem a promoção do desenvolvimento sócioeconómico sustentado e a divulgação do património cultural e humano dos municípios de Portimão, Lagoa, Silves e Monchique. Conferências, cursos de curta duração e oficinas de trabalho, debates, comunicações livres e mesas-redondas dão corpo às Jornadas do Arade.

Galeria

Os nossos parceiros